na cidade

Época balnear arranca esta semana em Oeiras — há bibliotecas nas praias e muito mais

Esta quinta-feira, 1 de junho, marca o início oficial da temporada de verão no concelho, que decorre até 30 de setembro.
Aproveite para ler na praia.

Para muitos oeirenses, esta é a melhor altura do ano. Habituados a frequentarem as praias do concelho ao longo de todo o ano para passear, fazer caminhadas ou apanhar um pouco de sol, a verdade é que durante os meses de verão podem estar seguros de que os areais têm a vigilância e equipamentos que tornam a vida dos banhistas mais segura e confortável. 

Depois de a Piscina Oceânica ter aberto portas no passado sábado, 27 de maio, com muitas novidades, chegou a vez de todas as praias oeirenses entrarem oficialmente na época balnear. Esta quinta-feira, dia 1 de junho, marca o arranque da temporada de verão no concelho e assim se manterá até dia 30 de setembro.

Durante quatro meses, vai poder dar um mergulho descansado na Praia da Torre, Santo Amaro de Oeiras, Paço de Arcos ou Caxias, pois está assegurado o serviço de vigilância balnear, através da presença de nadadores-salvadores e respetivo plano integrado de salvamento, que garantem todas as condições de segurança a quem se encontra na praia. Na verdade, tal como a NiO divulgou, a autarquia já tinha colocado vigilância nas praias do município, aos feriados e fins de semana, desde o início de maio, devido ao calor atípico que se fez sentir esta primavera — e que lotou as praias — obrigando a tomar medidas extraordinárias para segurança de todos.

A Praia da Torre tem bandeira azul.

Só tem de escolher a sua praia favorita para aproveitar os dias de verão que se aproximam para se bronzear, passear ou relaxar. Ainda assim, convém saber que apenas duas das quatro praias oficiais do concelho foram reconhecidas com Bandeira Azul este ano. Falamos da Praia da Torre e de Santo Amaro de Oeiras. 

“As praias de Paço de Arcos e de Caxias, devido à tempestade Danielle que, em setembro de 2022, afetou a qualidade da água do mar, não obtiveram o galardão. No entanto, o Município de Oeiras tem vindo, desde essa data, a realizar análises de controlo de qualidade, assegurando que a mesma cumpre os níveis de excelência”, garante a autarquia. 

À exceção desta diferença, todas as quatro praias oficiais do concelho de Oeiras têm os necessários equipamentos de apoio à prática balnear, nomeadamente ecopontos de praia, papeleiras no passeio marítimo, chuveiros e lava-pés, passadiços de ligação, sanitários e painéis informativos, para que todos possam aproveitar os areais, respeitando os espaços comuns.

E para que estes se encontrem sempre em condições de receber os banhistas, a Câmara Municipal de Oeiras assegura também um serviço de limpeza mecânica diária, em horário noturno, bem como a recolha dos resíduos depositados nos ecopontos, quatro vezes ao dia.

Como complemento, o projeto Jovens em Movimento será igualmente presença garantida, de 1 de junho a 7 de setembro, prevendo-se a participação de cerca de 400 jovens nas atividades de manutenção dos areais, acessos e ecopontos de praia. Promovido pelo município desde os anos 90, este programa já passou por várias gerações de oeirenses, procurando ocupar os jovens munícipes nos tempos livres, durante os meses de verão, com a realização de atividades úteis e educativas, relacionadas com a adoção de boas práticas ambientais. Apanhar as beatas de cigarros nos areais é uma delas.

Aliás, em 2023, voltará a ser possível recolher um eco cinzeiro na entrada de cada praia ou nas bibliotecas presentes, não sendo necessária a sua devolução. Assim não existem desculpas para os fumadores sujarem os areais. 

As Bibliotecas de Praia são outro dos serviços que os banhistas vão poder, pelo terceiro ano consecutivo, aproveitar diariamente nas quatro praias oficiais (e, pela primeira vez, marcará presença na Piscina Oceânica). É um dos grandes prazeres dos leitores, a sensação de se deitarem na toalha, após um mergulho, a apanhar sol enquanto lêem umas páginas do livro que não conseguem largar. Mas saiba que não precisa de ir carregado com livros pesados de casa.

Até 7 de setembro, todos os dias entre as 9 e as 19 horas, estes espaços estarão disponíveis para consulta e empréstimo de livros, jornais e revistas em papel, que pode ler durante o período em que estiver na praia e também o acesso à Internet e ao PressReader (com mais de 7000 publicações online, de todo o mundo).

Os utilizadores vão poder, igualmente, levantar as suas reservas de livros numa das praias à sua escolha, bastando para isso definir o lugar de entrega no catálogo das Bibliotecas Municipais de Oeiras. Paralelamente, os leitores vão poder participar em oficinas e atividades, que estão a ser preparadas, ligando literatura, sustentabilidade, ambiente e ecologia, perfeitas para fazer em família. 

Destaca-se, ainda, a continuação do programa Praia Acessível — Praia para todos, na Praia de Santo Amaro de Oeiras, uma parceria entre o Município de Oeiras e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Oeiras. Este projeto, que se realiza desde 2005, tem como objetivo promover a inclusão social das pessoas com mobilidade condicionada, em particular das pessoas com deficiência, facilitando o acesso destes cidadãos aos areais e aos banhos de mar em segurança, através da utilização gratuita de cadeiras de praia anfíbias e de outros meios de apoio à mobilidade.

Está também prevista a ação concertada entre a Polícia de Segurança Pública, a Polícia Marítima e a Polícia Municipal. Ao dispositivo de segurança aprovado pela Capitania do Porto de Lisboa, o Município de Oeiras acrescenta a disponibilização de meios complementares, como é o caso das torres de vigia e Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE). O Município de Oeiras garante, desta forma, estar empenhado em garantir a limpeza dos areais, segurança, inclusão e conforto para que o verão dos munícipes. 

A biblioteca de praia.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA