na cidade

Em Oeiras, o Dia da Mulher é passado a celebrar mulheres que fazem a diferença

Na sexta-feira, 8 de março, há quatro eventos dedicados ao empreendedorismo feminino, igualdade de género e, também, à poesia.
Os eventos são gratuitos. Imagem: Freepik

O Dia Internacional da Mulher é assinalado, anualmente, a 8 de março. Nesta data, multiplicam-se os eventos para celebrar os direitos das mulheres e as iniciativas promovidas por entidades sociais e culturais, com o objetivo de enaltecer as conquistas, os talentos e a força feminina.

Há quem reúna as amigas para jantar fora e beber um copo, ou quem aproveite para participar em encontros com o propósito de discutir os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade atual. Em Oeiras, não é diferente, e há alguns eventos marcados para esta sexta-feira, data reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas desde 1977. 

Sessão de Poesia

A Livraria Municipal Verney vai receber o evento “Poesia de Judith Teixeira”, criado para celebrar a data com a poesia da escritora portuguesa (1880-1959), que terá os seus poemas declamados numa sessão, com a coordenação de José Mendonça. Está marcado para as 15 horas, com entrada livre. 

Encontro “Mulheres que fazem a diferença”

No Dia da Mulher, o Município de Oeiras organiza o encontro “Mulheres que Fazem a Diferença”, com início pelas 10h30, no Auditório do Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, em Oeiras. O evento tem como objetivo destacar mulheres que marcaram, e ainda marcam, os destinos do concelho em diversas áreas.

A iniciativa vai contar com a presença de “mulheres inspiradoras e que são uma referência, cada uma na sua área de intervenção, espelhando a diversidade que enriquece as nossas sociedades”, aponta a autarquia. A vereadora do pelouro da Igualdade de Género, Filipa Laborinho, também estará presente. 

Durante o evento, será lançada a campanha com o mesmo nome “Mulheres que fazem a diferença”. Poderá acompanhar uma conversa, moderada pela jornalista Rita Lúcio Martins, com a participação das algumas convidadas.

São elas Alexandra Silva, coordenadora de projetos da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PPDM); Aline Bettencourt, voluntária; Catarina Oliveira, diretora geral da Ajude — Associação Juvenil para o Desenvolvimento; Cecília Minascurta, Presidente da Associação de Imigrantes Mundo Feliz.

Também Sandra Borges, presidente da direção da Associação Moinho em Movimento; Vanuza Silva, coordenadora do Núcleo de Policiamento de Proximidade e de Segurança Urbana, Polícia Municipal de Oeiras; e Teresa Vieira, assessora do conselho diretivo da Agência para a Integração, Migrações e Asilo, vão estar presentes. Para mais informações deverá contactar o email: eivl.oeiras@nulloeiras.pt.

Jornada da Empreendedora

O evento “Jornada da Empreendedora” vai realizar-se no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, entre as 9h30 e as 13h30. É promovido pelo Hub Life Design, e conduzido pelas fundadoras e consultoras Cristiane Carvalho e Roberta Florido, com a participação de Emily Oliveira, Mónica Rodrigues (professora de ioga) e Marina Rondon (speaker e criadora do projeto “Arquitetura da Vida Saudável”).

Neste dia especial, a iniciativa serve para apoiar as mulheres que querem investir na vertente de empreendedorismo. Destina-se “a todas as mulheres com vontade e ambição de iniciar o seu próprio negócio, mas que necessitam de orientação”, refere o Hub Life Design. A Jornada da Empreendedora tem como objetivo capacitá-las e ajudá-las a transformar suas ideias em planos em negócios. 

Para isso, no encontro, serão “exploradas as seis atitudes fundamentais para transformar ideias em negócios: observar a vida, fazer uma autoanálise, olhar para fora, planeamento, ação e consistência, para proporcionar um ambiente de autoconhecimento, aprendizagem prática e conexão entre as participantes”, afirma a organização. 

O objetivo é ser uma sessão aberta à partilha de experiências, conhecimento e histórias de sucesso para fortalecer a jornada empreendedora junto de outras mulheres que estejam agora a começar os seus negócios próprios. A participação no evento, que conta com o apoio do Município de Oeiras, é totalmente gratuita, mas precisa de inscrição prévia.

No final, “espera-se que cada participante saia com um plano de negócios inicial, maior clareza sobre suas atitudes empreendedoras, conexões valiosas com outras mulheres, ferramentas práticas para autoconhecimento e desenvolvimento de ideias e, por último mas não menos importante, equilíbrio entre corpo e mente”, apontam. 

No final da sessão, “espera-se que cada participante saia com um plano de negócios inicial, maior clareza sobre as suas competências empreendedoras, boas conexões com outras mulheres, ferramentas práticas para o autoconhecimento e desenvolvimento de ideias, e, acima de tudo, equilíbrio entre corpo e mente”, sublinha o Hub Life Design.

Fórum “Celebrar a Voz Feminina no Futuro de Portugal”

Na manhã do dia 8 de março, o Centro de Congressos do Núcleo Central do Taguspark vai receber o fórum “Celebrar a Voz Feminina no Futuro de Portugal”. O evento, que decorre entre as 09h30 e as 12h45, conta com dois painéis.

O primeiro terá como tema “Quais os nossos vision boards para Portugal” e conta com a presença da estilista Fátima Lopes; de Conceição Zagalo, presidente da Assembleia Geral da Associação Cais e do Conselho Consultivo da Grace; Sofia Tenreiro, partner da Deloitte; e Isabel Neves, presidente do Business Angels Club de Portugal e presidente da UNA – United Nation Portugal, com moderação de Susana Coerver, co-fundadora da Kindology Partner Ideators Co-Creation Thinking.

O segundo painel pretende responder à questão: “Portugal valoriza os seus talentos e os seus inovadores?”. Moderada por Helena Ferro de Gouveia, Analista de Assuntos Internacionais, a conversa conta com a presença da artista plástica Joana Vasconcelos; Cristina Rodrigues, CEO da Capgemini Portugal; Soraia Gadit, CEO e fundadora da InoCrowd; e Daniela Simões, cofundadora e CEO da MIIO.

Organizada pelo PL Meetings & Events, com o apoio do Taguspark, a iniciativa desafia os participantes “a ouvir as visões e ambições de mulheres líderes em diferentes áreas da sociedade portuguesa, a pensar em soluções inovadoras para os desafios que o país enfrenta e a participar num debate aberto e construtivo sobre o futuro de Portugal”, refere a organização. As inscrições no evento são gratuitas.

As convidadas do Fórum.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA