na cidade

Em novembro há uma oficina do prazer, workshops e conversas sobre sexualidade em Algés

A programação paralela da exposição "Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino", traz um mês recheado de eventos.
Os eventos decorrem no Palácio Anjos. Foto: Município.

Até 30 de dezembro, sexta-feira, pode visitar a exposição “Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino”, no Palácio Anjos, em Algés. Aberta deste junho, a mostra vai muito além das obras expostas e da reflexão que deseja criar com as mesmas. Para isso, foi criada uma programação paralela com eventos que pretendem explorar e trazer a debate tópicos relacionados com o tema central do certame.

Esta é uma ideia original da terapeuta sexual e familiar Marta Crawford e a primeira exposição do MUSEX — Museu Pedagógico do Sexo, criado em 2010 pela própria, dedicado ao estudo da sexualidade humana, fazendo a ponte entre a sexualidade e a arte contemporânea. A partir de uma perspetiva artística e científica, a mostra procura promover uma experiência pedagógica, provocadora e irreverente e acabar com os tabus sobre o tema do prazer sexual feminino. Ao todo são 35 os artistas que ali têm expostas as suas obras, divididas pelas três partes da exposição, dedicadas a três diferentes órgãos: cérebro, pele e clitóris. 

Para novembro estão marcados vários eventos em que pode participar, a começar já esta sexta-feira, 4 de novembro. São conversas, oficinas, workshops e visitas a que pode ir sozinho, com amigos, ou até com a família, para explorar temas relacionados com sexualidade.

Tome nota dos dias e dos respetivos horários das atividades. 

4 de novembro (sexta-feira)

17 horas — Visita pop-up com Ana Pérez-Quiroga à obra em exposição “¡No te vayas!”. A participação na visita é limitada a 20 pessoas e sujeita à compra de bilhete para a exposição e levantamento de senha na bilheteira do Palácio Algés uma hora antes do evento.

18 horas — Sessão especial com exibição do vídeo “Primeiro Verbo” de Roxana Ionesco e dois excertos do filme “Mulheres do meu País“, de Raquel Freire, seguido de conversa com as realizadoras. A entrada na sessão de cinema é livre, sujeita à lotação da sala.

5 de novembro (sábado)

15 horas — Vista pop-up com Teresa Crawford Cabral à sua obra “As Ninfas”, acompanhada pela curadora da exposição e diretora do Musex, Marta Crawford. A visita está sujeita à compra de bilhete para a exposição e levantamento de senha na bilheteira do Palácio Algés, uma hora antes do evento.

6 de novembro (domingo)

12 horas — Visita orientada pela co-curadora Fabrícia Valente. 

10 de novembro (quinta-feira)

17 horas — Oficina do Prazer: “Conversa Controversa — O Consentimento”, com a socióloga Isabel Freire. A oficina consiste numa sessão de debate sobre consentimento e temas como a violência sexual e de género retratados na exposição, que partirá de uma história real sobre um casal de namorados adolescentes. Está sujeita a inscrição até 48 horas antes do evento através do email programacao@nullmusex.pt. 

12 de novembro (sábado)

15 horas — Roda de conversa informal, com o tema “Vamos falar de sexo?”, com a sexóloga Marta Crawford. A entrada é livre, limitada à lotação da sala. 

18 horas — Visita pop-up com a artista Isabel Baraona às suas obras em exposição. A visita implica a compra de bilhete para a exposição e o levantamento de senha na bilheteira. 

13 de novembro (domingo)

9h15 — Domingo para famílias, com um workshop de prevenção da violência sexual contra jovens (destinado a pais, mães e pessoas cuidadoras), com Ângelo Fernandes, da Associação Quebrar o Silêncio. É necessário marcação prévia para o email programacao@nullmusex.pt, com um máximo de inscrições de dez pessoas. 

18 de novembro (sexta-feira)

18 horas — Vista pop-up com a artista Fátima Mendonça à sua obra “Cura – Operação ao Cérebro”, composta por quatro aguarelas, nas quais a artista retrata a situação da paciente Maria de Fátima, submetida a uma operação de cérebro aberto. Nas aguarelas, podemos ver retratadas as várias partes do cérebro, de onde saem todos os males, mas também onde ficam todas as coisas boas, como a fé e a esperança. A visita, orientada por Marta Crawford, implica a compra de bilhete para a exposição e o levantamento de uma senha, a partir de uma hora antes do início da visita, na bilheteira do Palácio Anjos.

19 de novembro (sábado)

17 horas — Conversa “Arte e Sexualidade: o papel das exposições de arte na última década”, com Emília Ferreira, Isabel Baraona e Sandra Jurgens, com moderação da curadora Fabrícia Valente. A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

20 de novembro (domingo)

14h30 — Visita para pessoas cegas ou com baixa visão, no âmbito da iniciativa Visitas Acessíveis da mostra. 

27 de novembro (domingo)

11 horas — Domingo para famílias, com o workshop “Breve história do sexo”, com a socióloga Isabel Freire, dedicado ao tema da cidadania da intimidade. Tem como objetivo estimular a reflexão sobre identidades e expressões dos afetos e sexualidades no presente. É necessário fazer uma marcação até 48 horas antes do evento. 

São também realizadas visitas orientadas à exposição todas as terças e sextas-feiras, ao meio-dia, com uma inscrição mínima de oito pessoas e máxima de 20. Aos sábados e domingos, as visitas orientadas decorrem ao meio-dia e às 15 horas, num máximo de 20 pessoas. As marcações são feitas através do email programacao@nullmusex.pt. No caso de querer marcar visitas para grupos escolares, estas decorrem entre terça e sexta-feira, e pode fazê-lo através do mesmo email. 

A mostra criou ainda uma iniciativa inédita: um serviço de consultas de sexologia e aconselhamento conjugal dentro de um museu. O objetivo é disponibilizar este tipo de consultas a todos aqueles que precisem, numa parceria realizada entre o Musex e a Associação para o Planeamento da Família (APF), a preços mais acessíveis, contribuindo para promover uma sexualidade mais feliz e realizada. As consultas estão a decorrer, desde o final de julho, num espaço dentro do Palácio Anjos, em Algés, onde se encontra patente a exposição.

“Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino” conta com o apoio do Município de Oeiras e está aberta ao público de terça-feira a domingo, entre as 11 e as 19 horas (sextas e sábados até às 20 horas) até dia 30 de dezembro. O preço do bilhete é de 5€. 

Carregue na galeria para conhecer alguns dos espaços da exposição “Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino”.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA