Todos os meses, o Município de Oeiras promove, gratuitamente, percursos de observação da natureza, oficinas práticas e workshops temáticos, em diversas zonas do concelho, destinados a quem quer conhecer melhor a fauna, a flora e a biodiversidade que habita nesta região. São programas, na sua maioria, realizados ao ar livre e para toda a família.
Para agosto estão planeadas duas atividades, em espaços distintos, que são uma excelente oportunidade para aprender e conhecer melhor os ecossistemas locais. Estão marcadas para os dias 20 e 26 de agosto, um domingo e um sábado, respetivamente.
No dia 20, será feita uma visita Biospot na Fábrica da Pólvora, em Barcarena. Este percurso de observação da biodiversidade vai realizar-se entre as 10 horas e o meio-dia, com orientação da Tagis — Centro de Conservação das Borboletas de Portugal. Tem como objetivo sensibilizar e divulgar o património natural existente naquele local, com foco nas plantas e insetos que constituem a base dos ecossistemas terrestres. A idade mínima para realizar a visita é três anos.
Já no dia 26 de agosto, o percurso de observação da biodiversidade será feito na Praia das Fontaínhas, em Paço de Arcos, com foco nas poças de marés. A atividade irá realizar-se entre as 17 e as 19 horas, sob orientação de Francisco Aguilar. A idade mínima para participar é de seis anos.
“Nas praias rochosas, à medida que a maré vai baixando, a água do mar fica retida em pequenas cavidades, formando poças de maré. Nestes locais é possível observar vários organismos marinhos como anénomas, estrelas-do-mar e várias espécies de peixes. Durante a atividade pretende dar-se a conhecer estes e outros animais que habitam as poças de maré e o seu papel ecológico”, refere o município.
Em ambas as atividades, a participação é gratuita mas sujeita a limite de inscrições. Por isso se não quiser perder esta oportunidade, contacte a Divisão de Gestão Ambiental do Município de Oeiras através do telefone 210 977 459 ou do email dga@nulloeiras.pt.
