na cidade

É oficial: já pode andar de trotinete e bicicleta elétrica no concelho de Oeiras

A operação de mobilidade suave tem início esta quarta-feira, dia 9 de novembro. Há 200 pontos de partilha.
Uma novidade que abrange várias freguesias.

Em outubro, a NiO avançou com a notícia de que iriam chegar 200 pontos de partilha de trotinetes elétricas ao concelho de Oeiras, assim como também um sistema de bikesharing, que resulta de uma forte aposta do município numa mobilidade urbana mais amiga do ambiente. Pois bem, esse dia chegou. A partir desta quarta-feira, 9 de novembro, o serviço de trotinetes e bicicletas elétricas passa a estar disponível em todo o concelho. 

Este é um tema que está longe de obter opiniões unânimes. Há quem goste de se aventurar nas trotinetes elétricas pelas cidades, há quem não tenha grande apreço por estes aparelhos de mobilidade que se espalharam um pouco por todo o lado. Se mora no concelho de Oeiras e é o tipo de pessoa que já utilizava trotinetes ou bicicletas elétricas para se deslocar noutros locais, pode agora fazê-lo também na zona onde vive.  

O arranque faz-se, para já, com 40 pontos de partilha na zona de Algés, Miraflores e Linda-a-Velha. Segundo a autarquia, na quinta-feira, 10 de novembro, serão também disponibilizados equipamentos nos restantes pontos dispersos por Oeiras. 

Para o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, esta foi a altura certa para avançar com este projeto, “por estarem finalmente reunidas todas as condições para o fazer”, pode ler-se em comunicado. 

“De forma a assegurar uma distribuição equitativa do serviço, os equipamentos serão disponibilizados através de uma rede articulada por todo o concelho, de cerca de 200 ‘ponto.move’, destinados ao estacionamento das trotinetes e das bicicletas partilhadas”, pode ler-se no site do município. A operação de mobilidade suave “Oeiras Move” nas várias freguesias é uma parceria entre o Município de Oeiras e a Parques Tejo.

Para assegurar o serviço de trotinetes e bicicletas elétricas partilhadas, as operações iniciam-se com a participação de empresas como a Bolt, Bird e Superpedestrian, responsável pela marca LINK. De acordo com a Câmara Municipal de Oeiras, é expectável que “mais empresas venham a disponibilizar este e outros serviços, aumentando a disponibilidade destes veículos elétricos para todos os que frequentam e se deslocam no concelho de Oeiras”.

A cerimónia de lançamento desta novidade teve lugar esta quarta-feira, em Algés, pelas 11 horas, e contou com a presença da vereadora Joana Baptista, responsável dos pelouros dos Transportes e Mobilidade, que sublinhou: “Este é um dos eixos de um ecossistema de mobilidade de Oeiras, no qual se irá juntar uma maior oferta de estacionamento e o aumento da oferta de transportes públicos”.

Sabendo que este é um tema polémico, a Parques Tejo garantiu que tirou partido da experiência dos municípios vizinhos, que lançaram há mais tempo este tipo serviço, para evitar alguns dos seus problemas. “Haverá uma fiscalização muito ativa por parte da Parques Tejo”, realçou a vereadora, “são oferecidos 200 pontos de partilha para o estacionamento destes equipamentos. Os utilizadores das trotinetes e das bicicletas têm de facto de estacionar nestes locais sob pena de a viagem continuar a contabilizar até que os mesmos sejam devidamente estacionados”, concluiu.

É sempre a andar.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA