na cidade

É já este sábado que vai poder assistir a mais uma Regata Marquês de Pombal

A 6.ª edição acontece entre o meio-dia e as 14 horas, com a chegada à Marina de Oeiras, onde vai poder passear nos barcos típicos.
Será um bonito espetáculo no Tejo.

É já este sábado, dia 3 de setembro, que vai poder assistir à passagem da VI Regata Marquês de Pombal. A saída dos barcos — que se caraterizam por serem embarcações tradicionais do Rio Tejo — é feita a partir da Fundação Champalimaud, em Lisboa, e está marcada para o meio-dia. A chegada poderá ser observada na Marina de Oeiras, a partir das 14 horas. 

A prova é organizada nas “classes” de Catraios, Canoas e Cruzeiro (que acompanham a regata sem classificação) e pode ser observada entre Algés e Oeiras. Se quiser acompanhar a iniciativa basta ir até um local junto da orla ribeirinha para observar a passagem da regata como, por exemplo, ao longo do Passeio Marítimo de Oeiras.

Após a chegada à Marina de Oeiras, marcada para as 14 horas, realiza-se um Porto Vivo no local, isto é, uma atividade de divulgação e promoção das embarcações típicas do Rio Tejo e da vela tradicional, onde a população poderá participar, realizando passeios nos barcos típicos. A atividade é gratuita.

A partir das 15h30 haverá um convívio para os participantes, na Feitoria do Colégio Militar, durante o qual será realizada a cerimónia de distribuição de prémios, seguida de uma sessão de fados. A entrada para este evento tem o valor de 20€.

A VI Regata Marquês de Pombal é organizada pela Ancoras — Associação Náutica Clássicos de Oeiras e pela Oeiras Viva E.M, em parceria com o Município de Oeiras e está também incluída na programação da Marinha do Tejo.

Segundo a organização, a Regata Marquês de Pombal é uma das poucas atividades da náutica tradicional na margem norte do estuário e, em particular, na linha de Cascais e Oeiras, “importantíssima para a promoção das embarcações típicas do Tejo e para o apoio ao desenvolvimento da náutica de recreio e da vela tradicional na região”.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA