na cidade

DGS só vai atualizar dados da pandemia por concelho na próxima semana

Os relatórios diários vão ser publicados com os números de Oeiras a partir de terça-feira, 14 julho.
A contagem continua.

Durante esta semana, os dados revelados nos relatórios diários da Direção-Geral da Saúde não tinham os números atualizados por concelho. Em conferência de imprensa, a Ministra da Saúde, Marta Temido, explicou que os boletins traziam apenas a contagem os resultados recolhidos da ARSLVT — Administração Regional de Saude de Lisboa e Vale do Tejo, pois havia “dados de laboratórios parceiros que careciam de análise”.

Desde segunda-feira, 6 de julho, que não houve alteração nos números, nem mais explicações da Direção-Geral da Saúde ou do Ministério. Mas na conferência de imprensa sobre o estado da pandemia desta sexta-feira, 10 de julho, informaram que os números por concelho em Portugal iriam ser corrigidos na próxima semana, mais precisamente a partir de terça-feira, 14 de julho.

A diretora-geral da saúde, Graça Freitas, justificou a falta de informação nos relatórios diários: “Precisamos de o fazer com segurança necessária”. E explicou as discrepâncias entre os números totais e os dados por concelho como podendo ocorrer em períodos de 24 horas mas que não é significativo.

Estas diferenças nos números têm várias justificações por parte da Direção-Geral da Saúde e do governo. Na conferência desta sexta-feira, Graça Freitas deu como exemplo um médico ou um elemento das autoridades de saúde poder saber de um caso “no momento em que ocorre” e tal não ser logo refletido nos números totais de Portugal no espaço de 24 horas. “Há pequenas discrepâncias ao dia que não são graves, são pequenas discrepâncias”, sublinhou.

tags: boletim, casos, coronavírus, covid-19, direção-geral da saúde, oeiras, pandemia, relatório

outros artigos de na cidade

mais histórias de Oeiras