na cidade

Descubra 12 programas gratuitos para aproveitar bem o fim de semana em Oeiras

Para quem não quer ficar em casa nestes dias de outono, há várias sugestões de atividades para participar e sítios para conhecer.
Workshop de modelação de barro. Foto: CMO

Está quase a chegar o Dia de São Martinho (11 de novembro) e, para começar a preparar-se ou até para celebrar o magusto mais cedo, pode passar pelo Mercado Municipal de Paço de Arcos este fim de semana. É que, entre esta sexta-feira, 3 de novembro, e domingo, dia 5, está a decorrer por lá a Feira da Castanha, entre as 11 e as 22 horas. 

Pode também visitar alguns dos mercados agendados para os próximos dois dias, ou visitar exposições gratuitas que estão patentes em vários espaços do concelho. Para quem tem miúdos e não sabe como entretê-los quando não está bom tempo lá fora, siga uma das sugestões de atividades que vão decorrer este fim de semana, como o workshop de modelação de barro, promovido pela Ceramista Shop na Livraria-Galeria Municipal Verney. 

Tome nota de tudo o que pode fazer, experimentar, visitar ou conhecer. 

Sábado 

10 às 18 horas — Queijas Market, com a presença de comerciantes locais, com produtos alimentares e artesanato, na Rua Carlos Santos, junto ao Parque Infantil, em Queijas.

10h30 — Era uma vez: ioga em família. Atividade desenvolvida por Xana Luz, com 45 minutos, para miúdos dos dois aos cinco anos, acompanhados por um adulto, na Biblioteca Municipal de Oeiras. Entrando no mundo da fantasia, a atividade tem o apoio de objetos e instrumentos. Durante a criação da história, existe uma relação entre objeto e ásana (postura), onde os miúdos e os pais são convidados a representar livremente. Pode inscrever-se através do número 214 406 342 ou emails gloria.martins@nulloeiras.pt e maria.dornellas@nulloeiras.pt.

11 horasWorkshop de modelação de barro na Livraria Municipal Verney, em Oeiras. Para miúdos dos cinco aos 12 anos, acompanhados por um adulto, aprenderem técnicas para trabalhar o barro e criarem as suas próprias peças, com diferentes cores, formas e texturas. Pode inscrever-se através do número 214 408 329 ou email livraria.verney@nulloeiras.pt.

11 às 17 horas — Exposição “A Face das Músicas — Partituras do Arquivo Ephemera”, no Centro Cultural do Palácio do Egipto, em Oeiras.

11 às 17 horas — Exposição “Espíritos da floresta”, com ilustrações de Susa Monteiro a partir de originais de Neves de Sousa, na Livraria-Galeria Municipal Verney.

11 às 22 horas — “Vinhos & Petiscos — Feira da Castanha“, no Mercado Municipal de Paço de Arcos.

15h30 — Contos compartilhados por contadores de histórias para animar os sábados de pais, filhos, avós e netos, para miúdos dos quatro aos 12 anos, acompanhados por um adulto, na Biblioteca Municipal de Oeiras. Pode inscrever-se através do número 214 406 342 ou email maria.dornellas@nulloeiras.pt.

Domingo

10 às 18 horas — Mercado da Linha no Jardim de Algés, como moda, bijuteria, artesanato e produtos gourmet. 

10 às 20 horas — The Vegan Experience, mercado dedicado à área vegan, com 20 bancas no ramo da alimentação e produtos eco friendly. Há música ao vivo a partir das 17h30 e várias atividades para todas as idades como ioga, bambolê e dança. Decorre no espaço do Tigre Utópico, no número 17 da Rua Frei Bartolomeu dos Mártires, na zona de Nova Oeiras.

11h30 — Sessão de contos para miúdos na Livraria Gatafunho, no Largo 5 de Outubro, em Oeiras, com o contador de histórias António Gouveia.

15 horas — Espetáculo de dança “Kdeiraz” no Palácio Anjos, em Algés. 

17 horas — “A música no tempo do Marquês de Pombal”: concerto comentado pelo maestro José Soares, que pretende formar o público no âmbito da música erudita, apresentando-a de uma forma pedagógica. Esta sessão conta com música de G. P. Telemann, B. Marcello e M. Blavet, com André Cameira (flauta) e Mariana Soares (piano). Decorre no Auditório Municipal César Batalha, em Oeiras.

Se é o tipo de pessoa que, mal entra novembro, já está a pensar nas decorações de Natal, carregue na galeria para conhecer os enfeites da marca oeirense Pampa Mia, alguns podem até ser personalizados. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA