na cidade

Covid-19: Oeiras investe 100 mil euros para desenvolver testes serológicos

Quando estiverem prontos, vão poder reconstruir o passado e saber quem esteve infetado e quem está imune.
A ideia é produzir testes para todos os portugueses.

O mundo inteiro está a trabalhar para encontrar uma vacina para a Covid-19. No entanto, há outras formas de combate à doença, que passa pelo estudo e pela prevenção. Os testes serológicos têm-se revelado fundamentais na luta contra a pandemia.

Por isso, o Município de Oeiras decidiu investir 100 mil euros no trabalho do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), que está a desenvolver o protótipo de testes serológicos para SARS-COV-2. Estes testes podem reconstruir o passado e saber quem esteve infetado e quem está imune.

Foi assim que a autarquia, liderada por Isaltino Morais, respondeu ao apelo do consórcio Serology4Covid, para criar um ensaio serológico.

Quando for criado o protótipo aprovado pelas autoridades competentes, a fase seguinte será a produção do teste em larga escala para aplicação à população portuguesa. Os custos de desenvolvimento, nesta primeira fase do processo, atingem os 100 mil euros. As restantes etapas do projeto, associadas à produção, serão apoiadas pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

O iBEt é uma instituição sem fins lucrativos na área da investigação biotecnológica, com sede no concelho de Oeiras. O instituto tem experiência comprovada na produção de componentes biológicos para a indústria.

Há mais quatro institutos de investigação científica, de Oeiras e da Área Metropolitana de Lisboa, que fazem parte deste consórcio Serology4Covid: o Instituto Gulbenkian Ciência (IGC), o Instituto de Medicina Molecular (iMM), o Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC) e o Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB-NOVA).

A autarquia disponibilizou este apoio por ser de interesse público municipal. Esta medida faz parte da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025, cujo objetivo é tornar Oeiras o Município líder na ciência e inovação em Portugal.

tags: coronavírus, covid-19, oeiras, saúde, testes serológicos

outros artigos de na cidade

mais histórias de Oeiras