na cidade

Covid-19: Município e Rede Aga Khan oferecem material médico a Moçambique

Foi feita a entrega de máscaras, luvas e ventiladores para ajudar no combate à pandemia.
Foto: CMO.

Esta sexta-feira, 3 de julho, o Município de Oeiras e a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento uniram-se, mais uma vez, para oferecerem equipamento médico e de proteção individual a Moçambique. Isto vai servir para combater a pandemia Covid-19 e para dar apoio aos hospitais que servem o norte daquele país.

Esta doação faz parte de uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras, a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Assim, foi entregue ao Embaixador de Moçambique em Portugal, Joaquim Bule, dois ventiladores, 10 mil máscaras cirúrgicas e 12 mil máscaras reutilizáveis para o apoio ao combate do novo coronavírus.

Neste lote, seguiam ainda três equipamentos de análise laboratorial e dois microscópios ao Hospital de Ibo, bem como cerca de 400 embalagens de complexos vitamímicos infantis que se destinam à Província de Cabo Delgado (no sul do país). Esta é uma região que atravessa um período de grande instabilidade decorrente da violência de grupos radicais islâmicos, que tem provocado o deslocamento de populações.

A Associação Kanimambo juntou-se a esta iniciativa, entregando ao Embaixador de Moçambique 300 protetores solares e 100 chapéus tipo “panamá” que serão distribuídos pela população local.

Para fazer a entrega, estiveram Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, e o Representante Diplomático do Imamat Ismaili, Nazim Ahmad. As iniciativas solidárias para os PALOP representam um investimento conjunto total superior a 700 mil euros.

tags: aga khan, coronavírus, covid-19, material de proteção individual, moçambique, oeiras, pandemia

outros artigos de na cidade

mais histórias de Oeiras