na cidade

Conheça os programas gratuitos que pode fazer este fim de semana em Oeiras

Sozinho, com amigos ou família, o que não faltam são atividades espalhadas pelo concelho para quem não quer ficar em casa.
Pode visitar a feira de velharias no Jardim de Paço de Arcos.

Depois da “tempestade” carnavalesca do último fim de semana, chega a bonança de dias mais calmos, este fim de semana, 17 e 18 de fevereiro. As atividades marcadas, nos espaços oeirenses, são para quem não dispensa programas culturais, com exposições, sessões de poesia, música e cinema. 

Não deixe de visitar a exposição “Senhoras e Senhores, O Espetáculo Vai Começar: Georges Méliès e o Cinema de 1900”, nos jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, até dia 25 de fevereiro. A mostra “inclui reproduções de aparelhos, maquetas, objetos da época e cópias de fotografias e cartazes, assim como a projeção de vários filmes, com especial destaque para “Le voyage dans la Lune” (1902), fazendo o público viajar até aos primórdios do cinema e compreender a importância de Georges Méliès para torná-lo numa forma de espetáculo popular, criando diversão e despertando emoções. 

Pode também aproveitar o bom tempo que vai estar este fim de semana para programas ao ar livre. O Jardim de Paço de Arcos recebe, no domingo, uma feira de velharias, para quem gosta de artigos vintage. 

Conheça as atividades que pode fazer nos próximos dias. 

Sábado

9 às 19 horas — Exposição “Essências do MAU”, no Núcleo Central do Taguspark. 

10 e as 17 horas — Exposição “35 anos de Habitação em Oeiras”, na antiga Estação Radionaval, em Linda-a-Velha.

10 às 23 horas — Mercado da Linha no Alegro Alfragide, com moda, bijuterias, produtos gourmet e artesanato. 

11 às 17 horas — Exposição “Senhoras e Senhores, O Espetáculo Vai Começar: Georges Méliès e o Cinema de 1900”, nos jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras.

11 às 17 horas — Exposição “A Face das Músicas — Partituras do Arquivo Ephemera”, no Centro Cultural do Palácio do Egipto, em Oeiras. Até 17 de fevereiro.

15 horas — Sessão de declamação e celebração da poesia do escritor João Mendes Rosa, na Livraria Municipal Verney.

15h30 às 17h30 — Jogos de mesa na Biblioteca Municipal de Oeiras. Atividade dinamizada pela ludotecária Antonella Gilardi, para miúdos a partir dos quatro anos e suas famílias.

17h30 Atividade de escrita “Texto Criativo”, com exploração de técnicas para criar textos estruturados, com Mara Domingues, no CafeLab. Necessita de inscrição prévia através da página de Mara ou no próprio espaço, em Oeiras.

18 às 21 horas — Inauguração da exposição “Bring on the light” na Galeria na Montra, em Caxias. 

Domingo

9 às 18 horas — Feira de velharias no Jardim Municipal de Paço de Arcos.

10 às 23 horas — Mercado da Linha no Alegro Alfragide, com moda, bijuterias, produtos gourmet e artesanato. 

11 às 17 horas — Exposição “Senhoras e Senhores, O Espetáculo Vai Começar: Georges Méliès e o Cinema de 1900”,  nos jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras.

15h30 — Sessão de cinema no Auditório José de Castro, em Paço de Arcos. Nesta data será exibido “A Mulher do Lavrador” (The Farmers Wife) de 1928, realizado por Alfred Hitchcock.

17 horas — “A música no tempo do Marquês de Pombal: o esplendor do barroco”, concerto comentado pelo maestro José Soares, no Auditório Municipal César Batalha, com Bruno Graça (clarinete) e Mariana Soares (piano) a interpretar obras de Vivaldi, Devienne e Mozart.

Os dias de fim de semana são também sinónimo de almoços e jantares com amigos ou família, por isso, se ficou responsável pela sobremesa mas está sem ideias, carregue na galeria para conhecer cinco receitas (com o bónus de serem mais saudáveis que as originais). 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA