na cidade

Conheça os 3 novos espaços de desporto, cultura e lazer no concelho de Oeiras

As novidades presentes em Leceia, Caxias e Algés representam um investimento de 440 mil euros, no total.
Parque Infantil na Pedreira Italiana.

Na passada sexta-feira, 7 de junho, celebrou-se o Dia do Município, assinalando-se os 265 anos da elevação de Oeiras a concelho. A data ficou marcada por diversas cerimónias solenes, pela atribuição de medalhas de mérito a individualidades e instituições oeirenses e, também, por três inaugurações importantes em diferentes espaços do concelho. 

O primeiro equipamento a ser inaugurado, com a presença do presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, e do executivo municipal, foi o Polidesportivo da Escola Básica Visconde de Leceia, em Barcarena. O espaço foi requalificado, numa intervenção que contou com um investimento de 150 mil euros.

Os trabalhos contemplaram a intervenção do piso desportivo com novas marcações e a instalação de novos equipamentos, incluindo balizas anti vandalismo, mais reforçadas, para a prática de futsal/andebol, postes e tabelas para basquetebol e minibasquetebol. Foram também realizadas melhorias na drenagem das águas pluviais, substituição de todo o gradeamento metálico periférico, incluindo os portões, e a criação de três novas pistas de atletismo no recreio. Foi ainda construída uma nova rampa de acesso ao polidesportivo, garantindo a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.

O objetivo era criar um espaço inclusivo, com condições necessárias para a prática desportiva formal e informal. Além do uso escolar, o polidesportivo foi projetado para que seja utilizado também pelo público em geral, que poderá utilizar o espaço desportivo no final do dia e aos fins de semana. Desta forma, alarga a experiência desportiva aos alunos e beneficia a comunidade local, que pode utilizar o espaço fora do horário escolar.

“O desporto tem de ser entendido, cada vez mais, como uma disciplina normal, que faz parte da vida de todos”, afirmou Isaltino Morais, no evento de inauguração do espaço, cuja requalificação teve início em 2023. 

De Leceia para Caxias, de seguida foi inaugurado o Parque Infantil da Pedreira Italiana, “que cumpre agora as condições e exigências da população”, garante a autarquia. O projeto, que teve início no último trimestre de 2023 e foi concluído no segundo trimestre de 2024, envolveu uma requalificação completa do espaço. 

Com um investimento de 160 mil euros, a intervenção realizada teve como base a redefinição das áreas pavimentadas e a criação de espaços para recreação, com a instalação de equipamentos adequados para duas faixas etárias, complementados com novo mobiliário urbano, tornando-o mais convidativo e funcional.

“A Câmara Municipal tem um prazer enorme em criar condições para os moradores deste bairro. Este parque infantil é confortável e seguro, o que vai permitir às crianças da Pedreira Italiana brincar no seu bairro”, afirmou Isaltino Morais durante a cerimónia de inauguração. “O novo parque insere-se na estratégia de reconversão do Bairro da Pedreira Italiana, um projeto ambicioso que visa revitalizar a área e oferecer melhores infraestruturas aos seus moradores”, garante a autarquia. 

Por fim, o executivo municipal seguiu para Algés, para a inauguração do reabilitado Foyer do antigo Cinema Stadium, no edifício do Sport Algés e Dafundo. Segundo a Câmara Municipal, a requalificação do espaço permitiu criar, “as condições necessárias para acolher a banda municipal da Academia Musical Oeirense”, uma associação cultural e recreativa de formação musical, sem fins lucrativos.

A autarquia garante que este é um espaço onde serão dinamizadas diferentes atividades ligadas à música e à formação musical e não só. “Poderá ser utilizado para ensaios, mas também para qualquer outra atividade de natureza cultural, sendo mais um espaço ao serviço da comunidade de Algés”, sublinhou o presidente Isaltino Morais. 

A obra contou com um investimento municipal de 130 mil euros. Foram recuperados os espaços interiores e exteriores que compõem o Foyer dos pisos 0 e 1 do antigo Cinema Stadium, contemplando também a renovação da fachada existente, um auditório exterior, duas salas polivalentes, a renovação das instalações sanitárias e espaços de arrumos, com uma área total de 342 metros quadrados.

Carregue na galeria para conhecer os três diferentes espaços melhorados. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA