na cidade

Combus: já há datas para o transporte gratuito chegar a todas as freguesias de Oeiras

O autocarro vai circular em Carnaxide e Queijas já a partir de 2 de novembro. Depois, chega ainda a Barcarena e Porto Salvo.
Este é um investimento de cerca de dois milhões de euros.

Em janeiro chegou a confirmação de que o transporte gratuito de Oeiras, o Combus, iria ser alargado a todas as freguesias do concelho até ao fim do ano. Com uma pandemia pelo meio, a autarquia manteve a sua promessa e já se sabe agora quais as datas oficiais para o Combus operar nas últimas quatro freguesias restantes.

Depois de já estar a circular em Algés, Cruz-Quebrada-Dafundo e Linda-a-Velha desde 2018, Oeiras e São Julião da Barra e Paço de Arcos e Caxias desde o início deste ano, o Combus vai começar a operar em Carnaxide e Queijas já a partir do próximo dia 2 de novembro.

Segue-se a freguesia de Barcarena, com o arranque deste transporte agendado para 3 de dezembro e, por fim, Porto Salvo, a partir de 17 de dezembro.

Para cada circuito vão operar dois autocarros, com capacidade de transporte para 16 passageiros sentados e outros 10 em pé e ainda possibilidade de acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

As viaturas são modernas e têm um monitor onde os passageiros podem ver todas as informações sobre o concelho de Oeiras. Os Combus integram ainda um sistema de display de informação para o exterior e incluem fichas USB em cada um dos bancos. Além disso, têm duas portas (uma de entrada e outra de saída), bem como sinalização para paragem. 

Este projeto faz parte da estratégia definida pela Câmara Municipal de Oeiras para garantir melhores condições de mobilidade aos cidadãos e apostar no serviço de transportes do concelho. O Combus representou, por isso, um investimento total de doi milhões de euros. Na totalidade dos percursos atuais, a média mensal de transportes – segundo dados apurados até ao final de setembro – é de 4500 passageiros.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA