na cidade

Cláudia Água tem duas das profissões mais afetadas pela pandemia

Uma das atividades da oeirense registou um pico de volume de trabalho, a outra uma queda abrupta. Conheça a história.
Cláudia Água maquilha noivas.

Cláudia Água tem 38 anos e duas sólidas carreiras: é técnica de farmácia e especialista em dermocosmética, e maquilhadora profissional. Em março, com a pandemia do novo coronavírus, os seus projetos profissionais foram totalmente alterados. Numa das suas atividades viu o volume de trabalho aumentar de uma forma incrível, na outra a queda foi drástica, levando-a a fechar o seu próprio atelier.

Foi aos 21 anos que Cláudia chegou à Farmácia Oeiras, perto da estação de comboios. Estávamos numa altura em que as farmácias só vendiam medicamentos e produtos, e pretendiam começar a ter serviços disponíveis. O seu papel era o de se focar no skin care e nos serviços de dermocosmética.

“Comecei a gostar muito de trabalhar na farmácia e decidi formar-me em técnica de farmácia após oito anos”, refere a oeirense à New in Oeiras. A par desta paixão, uma mais antiga a acompanhava. “Comecei a trabalhar no mundo da moda aos 16 anos. Cheguei a ser booker em agências de modelos e foi aí que começou a minha fascinação pela maquilhagem.”

Atualmente, Cláudia Água é maquilhadora profissional. Porém, conjugar as duas atividades nem sempre é fácil: “Adorava que os dias tivessem 48 horas [risos]. O que costumo fazer é trabalhar muitos sábados no inverno porque no verão preciso dos fins de semana livres. Faço muitos casamentos.”

Este verão, tinha trabalho marcado com 40 noivas, muitas delas estrangeiras. “O nosso País está realmente na moda. Há uma quantidade enorme de casais que vêm casar a Portugal e trazem os convidados. Eu tenho sempre imensas noivas indianas e paquistanesas.”

No entanto, com a pandemia do novo coronavírus, praticamente todas as noivas adiaram ou cancelaram a cerimónia. Até outubro, Cláudia teve apenas um trabalho: uma noiva francesa, em julho. “Foram muito conscientes, por acaso. Tanto os noivos, como os convidados, fizeram todos o teste à Covid-19 antes de virem para Portugal.”

Já no panorama nacional, foi apenas este mês de outubro que a maquilhadora começou a ter trabalhos. As noivas que faziam questão de casar em 2020 optaram por cerimónias mais pequenas.

A falta de trabalho obrigou Cláudia Água a encerrar o seu próprio atelier. “Há dois anos abri um atelier em Porto-Salvo onde recebia as minhas clientes por marcação, fazia as provas das noivas e alguns workshops. Tive de desistir.”

Agora, a profissional que já trabalhou com nomes como os atores Angélico Vieira, Sara Barradas e Marta Faial, voltou ao regime de freelancer e de domicílios. O Instagram é sem dúvida a plataforma que lhe traz mais clientes. “É por lá que as pessoas me descobrem, veem o meu trabalho e entram em contacto comigo. Apesar de também trabalhar com algumas wedding planners.”

Foi, aliás, através de uma wedding planner que conseguiu um trabalho “muito importante para dar projeção ao País”. O projeto contava com várias equipas, no Algarve, Alentejo, Porto, e Lisboa — na qual participou.

Os modelos foram os famosos Explorerssaurus, o casal de viagens português mais famoso do Instagram. O objetivo era o de mostrar Portugal como um destino para casamentos durante e após a pandemia.

Na farmácia, o volume de trabalho atingiu um pico inimaginável em março, quando “as pessoas ficaram com medo que os medicamentos acabassem”. De acordo com a técnica, este é o local que está na linha da frente, numa fase em que as pessoas evitam os centros de saúde e os hospitais.

Quanto à maquilhagem, Cláudia aguarda o próximo ano que, se a pandemia o permitir, será de muito trabalho.

View this post on Instagram

🌿 FAll IN LOVE 🌿 A great honor to be part of this wonderful project. Special thanks to all the excellent professionals who gave life and color for everything to be a success. W. Planner: @lsweddingplannerportugal Fashion Designer: @lobato.andreia MakeUp: @claudiaaguamakeup Photography: @its_all_about.pt Hair: @taniadesousahairstylist Couple: @explorerssaurus_ Decor and Styling: @jnm_events Venue: @tivoli_palaciodeseteais 🍃🌾🍃🌾🍃🌿🍃🌿🍃🌾🍃🌿🍃🌾🍃🌿🍃🌾🍃🌿🍃🌿 #claudiaaguamakeup #claudiaaguabridalmakeup #portugalmakeupartist #bridalmakeup #maquilhagemportugal #maquilhagemnoiva #bridetobe2021 #portugalweddings #gettingmarriedinportugal #destinationmakeupartist #noivas2021 #couplegoals #beauty #weddingsinportugal #casamentos2021 #instadaily

A post shared by Cláudia Água MakeUp (@claudiaaguamakeup) on

tags: Cláudia Água, farmácia, maquilhadora, maquilhagem, noivas, pandemia

outros artigos de na cidade

mais histórias de Oeiras