na cidade

Casa da Quinta dos Sete Castelos vai ser toda recuperada

Vai ser um investimento de 3 milhões e 100 mil euros e vai servir de residência para cientistas em Oeiras.
Os jardins já foram recuperados.

Depois dos jardins recuperados, chega a notícia de que a Casa da Quinta dos Sete Castelos, em Santo Amaro de Oeiras, vai ser restaurada e reabilitada. O objetivo é recuperar o património arquitetónico, respeitando as suas características originais.

Esta casa vai ter condições atuais de conforto e vai tornar-se numa residência para cientistas — doutorados e pós-doutorados —, que estejam a trabalhar em Institutos de Investigação no Concelho de Oeiras. O lançamento da empreitada acontece em setembro, prevendo-se o início da obra no terceiro trimestre de 2021, num investimento orçado em 3 milhões e 100 mil euros.

A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a abertura de um procedimento pré-contratual por concurso público, cujo preço base é de 2 milhões 800 mil euros, sendo o prazo de execução de 365 dias. As contas deverão ser submetidas à fiscalização prévia do Tribunal de Contas.

Após a recuperação dos jardins da quinta centenária, que abriram no passado 20 julho, é agora a vez de serem recuperadas a Casa e a Capela, um conjunto edificado e significativo, com identidade própria e detentor de uma memória local.

Serão conservados os elementos que mais se destacam no edifício, como as fachadas, estruturas e guardas em ferro, painéis de azulejos, bem como, outros elementos decorativos e estruturais notáveis como a clarabóia. A pequena construção fronteira à casa (estufa) vai ter uma nova cobertura e será feito o restauro da fonte, junto ao alçado principal da casa e a casa de fresco.

O objetivo é devolver à comunidade as edificações e suas dependências, sob o ponto de vista histórico e formal.

O Executivo Municipal também aprovou a minuta do anúncio do concurso a publicar em “Diário da República” e designou o júri do procedimento e os técnicos procedimentais.

tags: Câmara Municipal de Oeiras, Casa da Quinta dos Sete Castelos, obras, oeiras, santo amaro de oeiras

outros artigos de na cidade

mais histórias de Oeiras