na cidade

Carro voador completa teste de voo de 35 minutos

Segundo o seu criador, o AirCar consegue voar mais de mil quilómetros, alcançando uma altitude de 2.500 metros.
Este carro é revolucionário.

O futuro chegou a 2021, e aquilo que só se via nos filmes de ficção está-se a tornar cada vez mais real. O protótipo de um carro voador conseguiu realizar um voo de 35 minutos entre os aeroportos de Nitra e Bratislava, na Eslováquia.

O AirCar é uma criação de Stefan Klein e, segundo ele, consegue voar perto de mil quilómetros e atinge uma altitude de 2.500 metros. Até agora, o carro equipado com um motor da BMW já voou 40 horas. No ar, consegue alcançar uma velocidade de 170 km/h e pode levar dois passageiros — desde que em conjunto tenham menos de 200 quilos.

Stefan, que fez esta mais recente viagem entre os aeroportos da Eslováquia, descreveu a sua experiência aos repórteres como sendo “normal” e “muito agradável”. O carro precisa, no entanto, de uma pista para conseguir levantar voo, em semelhança a um avião. 

Segundo a empresa (Klein Vision) que fabricou este revolucionário veículo, este não teve um custo de criação superior a 2 milhões de euros. Já Stephen Wright, um investigador na Universidade do Oeste da Inglaterra, em Bristol, colocou já algumas questões e preocupações relevantes: “Qualquer um consegue fazer um avião, mas o truque é fazer um que voe e voe e voe durante milhões de horas, com uma pessoa a bordo, sem ter um incidente.”

O carro demora dois minutos e 15 segundos para se transformar numa aeronave.

 

 

 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA