na cidade

Carnaxide organiza festa para receber peregrinos da Jornada Mundial da Juventude

Vai acontecer na segunda-feira, 31 de julho, no espaço do Centro Cívico de Carnaxide.
Passagem da peregrinação dos símbolos da JMJ por Carnaxide.

Faltam poucos dias para o início da Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ) que se realiza entre os dias 1 e 6 de agosto. Apesar de grande parte da ação acontecer na capital portuguesa, o Município de Oeiras estará também em destaque, já que foi um dos escolhidos para receber o Papa Francisco, cujo encontro com os voluntários acontece no último dia do evento, 6 de agosto, no Terrapleno de Algés. 

Durante uma semana, Portugal vai receber milhares de jovens de todo o mundo. Estima-se mesmo que o número de participantes chegue a um milhão, o que significa que, a nível de alojamento, se tenham distribuído não só por Lisboa, mas também pelos concelhos vizinhos. Desta forma, a autarquia oeirense revelou que no território municipal ficarão alojados cerca de 30 mil jovens.

“A Câmara Municipal de Oeiras está fortemente empenhada em proporcionar uma estadia segura e confortável a todos quantos visitem o concelho durante este período”, afirma o município. Assim, entre 31 de julho e 6 de agosto, os jovens ficarão alojados maioritariamente em escolas, coletividades e instalações desportivas, contando que sejam aproximadamente dois mil aqueles que vão ficar em famílias de acolhimento. 

Dada a importância do evento, a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ), quis arrancar a semana da Jornada Mundial da Juventude com uma festa de boas-vindas aos peregrinos que vão ficar instalados naquela zona. O Centro Cívico de Carnaxide vai ser o palco da iniciativa, marcada para 31 de julho, segunda-feira, a véspera do início oficial da JMJ. 

“A iniciativa é destinada a toda a população que se queira juntar na receção aos muitos peregrinos italianos que vão ser acolhidos em Carnaxide, Queijas e Outurela”, garante a UFCQ.

A festa terá início pelas 17 horas, estendendo-se pela noite dentro, até às 23 horas. O evento arranca com a atuação do coro “Os Traquinas” da Escola de Música do Centro Social e Paroquial de Carnaxide, seguida da celebração da eucaristia, às 19 horas. Ao início da noite, a partir das 21 horas, destaca-se a atuação do Saint Dominic’s Gospel Choir e às 22 horas sobe ao palco o músico espanhol, Rubén de Lis.

A Festa de boas-vindas aos Peregrinos é uma organização da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas em conjunto com as paróquias de Carnaxide, Queijas e Outurela e respetivos comités organizadores para a JMJ. Conta ainda com o apoio do Município de Oeiras, dos Bombeiros de Carnaxide, dos Bombeiros de Linda-a-Pastora e dos SIMAS de Oeiras e Amadora.

Caso vá participar na JMJ, não deixe também de visitar o site criado pelo Município de Oeiras especialmente para o evento, onde são partilhadas informações sobre as iniciativas programadas em cada dia, assim como dados de carácter geral sobre segurança, transportes, saúde, alimentação, contactos úteis e até onde se situam as paróquias do concelho.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA