na cidade

Cada português deita ao lixo 183 quilos de comida por ano — e isso tem que mudar

Os dados mais recente revelam que as famílias são quem mais desperdiça. Um total de 1,9 milhões de toneladas por ano.
Os números são assustadores.

Três quilos por semana, cerca de 15 quilos por mês. Uma média de 183,5 quilos de comida desperdiçada por ano, por cada português. São números assustadores revelados pelo Movimento Unidos Contra o Desperdício.

Os números impactantes, avançados pelo “Jornal de Notícias” no Dia Internacional para a Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, que se celebrou quinta-feira, 29 de setembro, são reveladores da necessidade de uma mudança radical de hábitos. Os valores correspondem aos últimos dados oficiais recebidos, relativos a 2020.

Isto significa que, só nesse ano, se desperdiçou em Portugal 1,9 milhões de toneladas de alimentos. “O primeiro passo para reduzir o desperdício é tomar consciência do problema. Sentimos muitas vezes que as pessoas não têm noção da dimensão e do impacto”, explica ao “JN” Francisco Mello e Castro, porta-voz do movimento.

A maior fatia do desperdício corresponde às famílias, com 67,5 por cento do total. Por sua vez, o setor da restauração acumula 12,6 por cento. Segue-se o comércio a distribuição com 11,3 e a produção primária com 5,4.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA