na cidade

Boas notícias: Festival Internacional de Balões de Ar Quente ganha mais um dia

A 24 e 25 de setembro, vai poder fazer um batismo de voo cativo e participar na festa de fim do verão de Oeiras, gratuitamente.
Uma experiência única.

Há mais de um mês que a NiO anunciou que Oeiras ia receber o Festival Internacional de Balões de Ar Quente (FIBAQ) a 24 de setembro, sábado. Desde então que a expectativa era muita, não só para saber se a meteorologia ia colaborar com a realização do evento, mas porque inúmeras famílias ficaram ansiosamente à espera da data para poder viver este dia único.

Para felicidade de todos, organização e visitantes, temos duas boas notícias: não só o dia estará excelente, sem chuva e com uma temperatura amena que chegará aos 23 de máxima, segundo previsões do IPMA, como em vez de um, serão dois dias de festival. 

O evento estende-se por mais um dia e, dessa forma, vai decorrer não apenas no sábado, dia 24, mas também no domingo, dia 25 de setembro. A iniciativa acontece na Quinta de Cima do Palácio Marquês de Pombal, junto à Câmara Municipal de Oeiras, e pretende assinalar o fim do verão no concelho de Oeiras. Segundo a organização, o Município de Oeiras decidiu estender o evento para dois dias devido à elevada procura de informação sobre o festival alargando assim a possibilidade de os visitantes poderem participar nas atividades previstas.

Uma das mais aguardadas é, sem dúvida, a possibilidade de realizar batismos de voo cativo, uma experiência que irá permitir ter uma visão de 360 graus sobre a Quinta de Cima do Palácio do Marquês de Pombal e os seus jardins. Os voos cativos são voos em que o balão está preso por cordas, e apenas efetua subidas e descidas, entre cinco a dez metros de altura, o que permite experimentar a sensação de voo sem sair do mesmo lugar. Cada subida tem a duração de cerca de cinco minutos. Os voos cativos vão acontecer entre as 8 e as 10 horas e entre as 18 e 20 horas, fora dos períodos de maior calor. 

A atividade está aberta a todas as idades e é gratuita. Para conseguirem realizá-la, os visitantes devem dirigir-se ao local do festival, onde serão recebidos pela organização, por ordem de chegada, e encaminhados para o respetivo balão. Os voos estão limitados às vagas existentes e a realização dos mesmos está condicionada às condições meteorológicas do dia, que até lá podem sofrer alterações. 

Entre as 10 e as 18 horas, estarão presentes no recinto várias atividades lúdicas através do FIBAQ Village. Ao final do dia, entre as 20 e as 22 horas, os visitantes vão poder também assistir a um dos pontos altos do evento, o espetáculo noturno Night Glow, de luz, cor e som, com as chamas dos queimadores dos coloridos balões a serem libertadas ao ritmo da música.

Com mais um dia no calendário, a autarquia decidiu tornar o evento numa verdadeira “Festa de fim do verão” de Oeiras, que irá decorrer entre as 8 horas e as 21h30. Os visitantes vão poder contar com música, gastronomia e animação, divertimentos insufláveis para os mais novos, uma zona lounge com provas de vinho Villa Oeiras e uma área de street food.

Este evento, em Oeiras, marca o arranque da 25.ª edição do Festival (começou em 1997), promovido pela Publibalão, que irá acontecer em novembro no Alentejo. Convide a família e os amigos para viver esta experiência verdadeiramente única. 

A partir das 20 horas pode assistir ao espetáculo Night Glow.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA