Sabendo que no mês de julho os miúdos estão de férias escolares, as Bibliotecas Municipais de Oeiras decidiram preparar diversas atividades pensadas especialmente nos mais novos. “Passa a Palavra” é a iniciativa que reúne oficinas e workshops infantis que se destinam a miúdos entre os quatro e os dez anos, mas também a escolas e ATL, que procuram, nesta época, diferentes formas de entretê-los.
As atividades começam já esta terça-feira, dia 5 de julho e duram até 28 de julho, quinta-feira. Todas elas são gratuitas, mediante inscrição, que pode fazer através do número de telefone 210 977 480.
Conheça as datas e a programação destinada em cada uma.
5 de julho
15h30 — “Atrás da porta”, na Biblioteca Municipal de Algés. Uma oficina, desenvolvida por Andreia Gomes, em que vão aprender a construir um livro onde as portas se abrem para descobrir quem está do outro lado.
7 de julho
15h30 — “Olha o obstáculo”, na Biblioteca Municipal de Carnaxide. Nesta atividade, desenvolvida pela Teckies, os participantes têm de ajudar um robot a realizar um percurso, sem que este vá contra os obstáculos que estão no caminho.
14 de julho
15h30 — “Lengalivro”, na Biblioteca Municipal de Carnaxide. Workshop promovido por Andreia Gomes, a partir de lengalengas e cantilenas da tradição oral portuguesa, onde os miúdos vão brincar com as palavras e construir um lengalivro com a lengalenga favorita.
19 de julho
15h30 — “Diário de uma viagem imaginária”, na Biblioteca Municipal de Algés. Workshop desenvolvido por Andreia Gomes onde, numa viagem imaginária, vão explorar territórios e lugares que povoam a imaginação. Durante essa jornada, vão criar um diário de viagem para registar as histórias de todas as criaturas, paisagens, palavras, sons e cheiros que encontram pelo caminho.
26 de julho
15h30 — “O labirinto”, na Biblioteca Municipal de Algés. Promovido pela Teckies, nesta atividade o robot Cubetto pode ser o que os participantes quiserem: um cão, um rato, uma tartaruga, basta que o decorem. Depois, terão de ajudá-lo a encontrar um caminho, no meio do labirinto onde ele está perdido, programando-o com blocos de codificação.
28 de julho
15h30 — “Bestiário: o livro das transformações”, na Biblioteca Municipal de Carnaxide. Desenvolvido por Andreia Gomes, neste workshop os miúdos vão construir um livro inspirado em criaturas míticas das lendas e contos portugueses, onde várias criaturas se transformam em dezenas de outras ao combinar cabeça, tronco e pernas.
A Biblioteca de Algés fica no Palácio Ribamar, na Alameda Hermano Patrone, na Cruz Quebrada e a Biblioteca de Carnaxide situa-se na Rua Cesário Verde, naquela localidade.