na cidade

Aves, plantas, répteis e mais: este domingo é dia de conhecer a biodiversidade de Oeiras

No dia 22 de outubro acontece mais uma atividade da "Agenda da Natureza" promovida pelo munícipio. A participação é gratuita.
Foto: Município de Oeiras

Todos os meses, o Município de Oeiras desenvolve várias iniciativas a propósito da Agenda da Natureza, convidando os oeirenses a participar em percursos e oficinas, como forma de conhecer e preservar a biodiversidade local. É uma excelente oportunidade para quem gosta de estar no meio da natureza e de aprender mais sobre a fauna e a flora existentes na região onde vivem. 

Neste domingo, 22 de outubro, vai realizar-se, pelo quarto ano consecutivo, o “Bioblitz Outono”, isto é, um percurso de observação e registo da biodiversidade, na Quinta de Recreio dos Marqueses de Pombal, em Oeiras. “O objetivo é identificar e registar o maior número possível de espécies de fauna, flora e líquenes existentes neste incrível local, com o apoio de especialistas”, garante a organização.

O percurso será, assim, orientado por especialistas da Biodiversity4All, numa atividade que vai durar o dia todo, entre as 9 horas e as 21h30, com dois coffe breaks marcados entre as 13 e as 14 horas para almoço e entre as 18h30 e as 19 horas para lanche. Poderá participar sozinho ou em família, já que a idade mínima para se inscrever é de seis anos. É uma boa oportunidade para levar os miúdos a conhecer também melhor alguns elementos da natureza que existem no concelho. 

O programa é dividido por temas:

9 às 11 horas — Aves

11 às 13 horas — Plantas

14 às 15h30 — Insetos

15h30 às 17 horas — Anfíbios e répteis

17 às 18h30 — Líquenes

19 às 20 horas — Morcegos

20 às 21h30 — Borboletas noturnas

A participação é gratuita, mas sujeita a limite de inscrições. Se quiser obter mais informações e inscrever-se, pode fazê-lo através da Divisão de Gestão Ambiental do Município de Oeiras, pelo telefone 210 977 459 ou email dga@nulloeiras.pt.

Este artigo foi escrito em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA