O projeto “Xadrez na Fábrica”, que já conta com dois anos de sucesso e uma enorme procura por parte do público, está de regresso à Fábrica da Pólvora de Barcarena esta semana, mas num modelo um pouco diferente do habitual. Ao contrário das anteriores edições que duram apenas um dia, desta vez, a iniciativa vai ocupar a semana toda.
Com o propósito de realizar torneios mais longos, o evento começou esta segunda-feira, 8 de julho, e estende-se até domingo, dia 14. Os dias vão ser compostos por diferentes atividades. Até sábado, haverá torneios em ritmo clássico, a decorrer em três horários diferentes, diariamente, entre as 9h30 e as 23h30.
Para domingo, está marcado um torneio em ritmo rápido, entre as 11 e as 19 horas. Todos os torneios são válidos para ranking internacional. A par dos jogos mais profissionais, o espaço tem uma zona de prática livre, com jogos de mesa e um tabuleiro gigante, para diversão dos mais novos. O evento tem também, como habitualmente, uma zona de ensino.
Seja para fins recreativos ou profissionais, o xadrez é um jogo que exige concentração e estratégia, despertando verdadeiras paixões. Se é um entusiasta desta atividade, não pode deixar de fazer parte do evento. Para mais informações e inscrições, envie email para axportugal@nullgmail.com.
“O xadrez é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento e manutenção de capacidades cognitivas e comportamentais. Esta prática contribui significativamente para o raciocínio lógico, a concentração, a memória, e a tomada de decisões. Além disso, pode ajudar a melhorar a paciência, a perseverança e a capacidade de resolução de problemas”, refere a Academia de Xadrez de Portugal, organizadora do evento, em parceria com o Município de Oeiras.