na cidade

Até domingo, todos os caminhos vão dar à Fábrica da Pólvora para os fãs de xadrez

Barcarena terá uma semana inteira dedicada ao jogo de estratégia. Há torneios diários, num evento organizado pela AXPortugal.
Um jogo de concentração. Imagem: AXPortugal

O projeto “Xadrez na Fábrica”, que já conta com dois anos de sucesso e uma enorme procura por parte do público, está de regresso à Fábrica da Pólvora de Barcarena esta semana, mas num modelo um pouco diferente do habitual. Ao contrário das anteriores edições que duram apenas um dia, desta vez, a iniciativa vai ocupar a semana toda. 

Com o propósito de realizar torneios mais longos, o evento começou esta segunda-feira, 8 de julho, e estende-se até domingo, dia 14. Os dias vão ser compostos por diferentes atividades. Até sábado, haverá torneios em ritmo clássico, a decorrer em três horários diferentes, diariamente, entre as 9h30 e as 23h30. 

Para domingo, está marcado um torneio em ritmo rápido, entre as 11 e as 19 horas. Todos os torneios são válidos para ranking internacional. A par dos jogos mais profissionais, o espaço tem uma zona de prática livre, com jogos de mesa e um tabuleiro gigante, para diversão dos mais novos. O evento tem também, como habitualmente, uma zona de ensino.

Seja para fins recreativos ou profissionais, o xadrez é um jogo que exige concentração e estratégia, despertando verdadeiras paixões. Se é um entusiasta desta atividade, não pode deixar de fazer parte do evento. Para mais informações e inscrições, envie email para axportugal@nullgmail.com.

“O xadrez é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento e manutenção de capacidades cognitivas e comportamentais. Esta prática contribui significativamente para o raciocínio lógico, a concentração, a memória, e a tomada de decisões. Além disso, pode ajudar a melhorar a paciência, a perseverança e a capacidade de resolução de problemas”, refere a Academia de Xadrez de Portugal, organizadora do evento, em parceria com o Município de Oeiras. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA