na cidade

Assistir ao arranque da Volta a Espanha e outros programas para fazer à borla em Oeiras

Este fim de semana traz desporto, cinema, arte e música aos oeirenses. Conheça as nossas sugestões para sair de casa com a família.
Imagem: La Vuelta 2023

Para contrariar as opiniões que defendem que o mês de agosto é o apogeu da silly season — normalmente, com o argumento de que pouco ou nada de importante se passa —, o Município de Oeiras continua a garantir a habitual dinâmica de fins de semana. A cultura não tira férias, muito menos os eventos de desporto e bem-estar ao ar livre. 

O grande destaque deste fim de semana é a passagem de um evento desportivo internacional pelo concelho. La Vuelta, a mais importante prova de ciclismo espanhola, arranca em Portugal com a primeira etapa (a de contrarrelógio), marcada para este sábado 17 de agosto, como lhe contámos neste artigo.

O percurso de 12 quilómetros partirá de Lisboa, perto do Mosteiro dos Jerónimos, com chegada junto à Praia da Torre, em Oeiras, onde estará instalada a meta. Considerando a La Vuelta como “uma das mais conceituadas provas de ciclismo do mundo”, o Município de Oeiras mostra-se orgulhoso de receber o evento, dando a oportunidade aos oeirenses de assistir ao vivo ao início da competição.

A prova terá início pelas 15h30.  No entanto, da parte da manhã, entre as 10 e as 13 horas, realiza-se o Pedala Potugal Bike Tour, com partida da Praça do Império, em Lisboa, e chegada à Praia da Torre. Por isso, a Avenida Marginal estará encerrada ao trânsito automóvel, nos dois sentidos, ao longo do dia. O troço entre entre a rotunda de Carcavelos e o Alto da Barra/Saída Inatel, estará interdito das 8 horas de sexta-feira, 16 de agosto, à uma da manhã de domingo, 18 de agosto.

O ideal é começar já a pensar em caminhos alternativos. Para chegar até às praias, deverá seguir as passagens subterrâneas, como aconselha o município. “No dia 17 venha a uma das nossas praias e assista a um dos maiores eventos desportivos do mundo. A partir das 15h30, convidamo-lo a juntar-se à festa da La Vuelta em Oeiras e apoiar os ciclistas que vão percorrer a nossa Marginal”, convida a autarquia. 

Além deste evento, há outras iniciativas gratuitas para fazer com amigos, família ou até sozinho, nos próximos dias. 

Sábado

9h15 às 10h15 — Ioga na Quinta Real de Caxias, aula inserida no programa “Equilibra-te” promovido pelo município. 

9h15 às 10h15 — Chi Kung no Jardim de Santo António de Nova Oeiras, aula inserida no programa “Equilibra-te” promovido pelo município. 

9h15 às 10h15 — Body Balance no Complexo Desportivo do Jamor, no relvado junto ao tiro com arco, aula inserida no programa “Equilibra-te” promovido pelo município. 

10 às 17 horas — Exposição “Laura, de Lorde Mantraste”, na Livraria Municipal Verney, em Oeiras. 

11 horas — Encontro de Poesia no Mercado Municipal de Oeiras, organizado pela pela Chá Luchapa – Associação Artística e Cultural.

11 às 17 horas — Exposição “Censura a Defesa do Respeitinho” no Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras. A mostra está inserida na celebração dos 50 anos do 25 de abril. 

18h30 — Sessão de cinema infantil ao ar livre na Fábrica da Pólvora, em Barcarena, com a exibição de “Vic O Viking: A Espada Mágica” de 2019.

21h45 — Sessão de cinema para adultos ao ar livre na Fábrica da Pólvora, em Barcarena, com a exibição de “Casa de Repouso” de 2022.

23 horas — Música ao vivo na esplanada do Pátio do Sol, na Fábrica da Pólvora em Barcarena. Com Vânia Domingues e Francisco Sousa.

Domingo

 9 às 12 horas — Sessão fitness outdoor, no Parque Urbano de Vila Fria.

10 horas — “Mexe-te na Marina”, na Marina de Oeiras. 

15h30 — Sessão de cinema no Auditório José de Castro, em Paço de Arcos. Nesta data será exibido “Sob o signo do Capricórnio” (Under Capricorn) de 1949, com Ingrid Bergman, Joseph Cotten e Michael Wilding, realizado por Alfred Hitchcock.

17 horas (a partir de) — Somersby Out Jazz no Parque Urbano do Jamor. 

18h30 — Acrobacia “Idiòfona” de Joan Catalá (Catalunha) no Anfiteatro Almeida Garrett, no Parque dos Poetas, em Oeiras. Está inserido na programação do Festival Sete Sóis Sete Luas. 

Se for até à praia, há um acessório que não pode faltar. As almofadas de encosto tornaram-se quase tão essenciais como a toalha e o chapéu de sol e a tendência é facilmente comprovada: basta olhar em redor sempre que estiver num areal. A marca oeirense Bugio lançou, este verão, uma coleção com vários padrões e modelos mini a condizer, para os miúdos. Carregue na galeria para conhecê-los. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA