na cidade

Assim era a Casa da Quinta do Jardim na década de 1980

Fica em Laveiras, junto à ribeira de Barcarena, e tem um arco-túnel por onde passa a estrada antiga que liga Caxias ao Cacém.
Já passou por lá?

Fica em Laveiras, junto à ribeira de Barcarena, e tem um curioso arco-túnel. É ali que passa a estrada antiga que liga Caxias ao Cacém. Ao centro da fachada principal da casa da Quinta do Jardim fica a capela dedicada a São João Baptista.

Não se sabe ao certo o ano de construção do edifício, mas pensa-se que a casa da Quinta tenha sido construída no século XVIII. No entanto, existem referências de que a Quinta já existiria no século XVI. 

No século XVII a propriedade pertencia à família dos Sinel de Cordes, mas no século XVIII já se encontrava na posse da família Ludovice, que era descendente do famoso arquiteto alemão que trabalhou na construção do Convento de Mafra, e que manteve a posse da Quinta.

São João Batista é o mesmo padroeiro da capela de Nossa Senhora da Conceição de Barcarena, propriedade da Família Sinel de Cordes. Se quiser passar pelo icónico arco, só tem de ir até à Estrada de Laveiras (no código postal 2760-074).

Mesmo ao pé, fica o Parque da Quinta do Jardim, um ótimo local para desconfinar ao ar livre. O espaço tem um parque para os miúdos, bancos com sombra, e muitas palmeiras.

De seguida, carregue na galeria para descobrir como era a casa da Quinta do Jardim em várias alturas da década de 1980 e como está atualmente.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA