na cidade

As temperaturas vão voltar a subir — ainda a tempo de ir praia no fim de semana

O verão começa a 21 de junho e até lá regressam os valores mais amigos do ar livre e das esplanadas.
Para aproveitar o fim de semana.

Junho é época de festas e de santos populares, dos feriados e primeiros festivais de verão, da entrada em cena da estação verão e, no entanto, desde que o mês começou — e apesar de um maio com valores acima da média —, as temperaturas não têm ajudado e a chuva tem sido frequente.

Nos próximos dias, e de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), isso vai começar a mudar. Durante o resto da semana, incluindo a noite de Santo António, as coisas continuam semelhantes com céu limpo mas vento moderado e máximas de 21 a 23 graus em Lisboa e Oeiras.

Mas, a partir de sábado, tanto na capital como em grande parte do território, sobretudo a sul, os valores começam a subir: e no domingo já se prevêem 25 graus de máxima em Lisboa e Oeiras, 26 em Setúbal, 29 em Santarém e 31 em Évora. Para quem está no Algarve, o fim de semana chega a Faro já com valores de 28 graus Celsius. Durante a semana que vem, estes deverão manter-se.

Em Lisboa e Oeiras, o vento continua a dificultar e mantêm-se as previsões de vento moderado, durante todo este período.

A norte é que as coisas não esperam muitas melhorias, mas ainda assim a temperatura vai subir também a partir de domingo, havendo previsões para a próxima semana de valores entre os 25 e 27 graus em cidades como Guarda e Braga. O Porto, a avaliar pelo site do IPMA, ficará sempre pelos 22 de máxima.

tags: ipma, oeiras, praia, sol, temperaturas, tempo