na cidade

As praias e o porto de recreio de Oeiras voltam a receber Bandeira Azul

Este é o terceiro ano consecutivo em que o feito é alcançado pelo concelho.
Distinções mantêm-se.

A lista com os resultados da Bandeira Azul para a época balnear de 2022 foi divulgada esta quinta-feira, 28 de abril. Em Oeiras, todas as praias foram distinguidas com este símbolo, incluindo o porto de recreio.

Desta forma, a Associação Bandeira Azul da Europa reconhece a Oeiras “a excelência da qualidade das suas praias”, atribuindo a distinção às praias da Torre, de Santo Amaro de Oeiras, de Paço de Arcos e de Caxias — as oficiais do município — tal como ao Porto de Recreio de Oeiras. Isto quer dizer que o concelho mantém as bandeiras que tinha pelo terceiro ano consecutivo.

De acordo com o comunicado da autarquia, o júri nacional do Programa Bandeira Azul destacou o “excelente desempenho do Município de Oeiras na época balnear 2021”. Para receber a Bandeira Azul, cada praia tem que cumprir um conjunto de mais de 30 critérios que vão desde a qualidade da água balnear até à segurança e serviços, sem esquecer outros pontos como a responsabilidade social ou a educação ambiental.

Este ano, a Associação Bandeira Azul da Europa atribuiu um total de 431 Bandeiras Azuis, o que significa mais 32 bandeiras do que em 2021. A distribuição no País ficou em 393 praias, 18 marinas e 20 embarcações ecoturísticas.

Em 2022, o Programa Bandeira azul continua a assinalar 35 anos de existência com o mote “Ajuda o Mar a Contar Outra História”. Para este ano continua também a preocupação com a recuperação de ecossistemas, um tema no qual se alinha com as Nações Unidas nas preocupações com as alterações climáticas, a perda de biodiversidade e a poluição ambiental.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA