na cidade

As obras para tornar os espaços verdes mais bonitos arrancam em fevereiro

O projeto Eixo Verde e Azul vai requalificar e criar 100 hectares de área verde ao longo das margens do rio Jamor.
Vai ser mais fácil ir até aos espaços verdes do concelho.

Os espaços verdes em Oeiras vão aumentar e ficar muito mais bonitos. Durante o mês de fevereiro começam as obras para requalificar 50 hectares e criar mais 100 de área verde ao longo da ribeira de Carenque e do rio Jamor, desde a nascente na Serra de Carregueira, atravessando Belas e Queluz, até à foz, na Cruz Quebrada, passando pelo Centro Desportivo Nacional do Jamor.

O projeto Eixo Verde e Azul foi desenvolvido em conjunto pelos municípios de Oeiras, Amadora e Sintra e a Parques de Sintra – Monte da Lua, de autoria da BioDesign. Este eixo ecológico vai facilitar o acesso das pessoas à natureza e ao património, através da criação de espaços verdes e da implementação de um circuito de mobilidade ao longo dos três concelhos.

Em Oeiras, onde vão ser renovados 7,4 quilómetros, o investimento vai ser mais de 3,1 milhões de euros. O plano passa por recuperar as estruturas naturais do concelho, incluindo a biodiversidade — águias e cobras, por exemplo, são fundamentais para controlar o aparecimento de pragas urbanas — e a flora autóctone.

A primeira fase das obras vai decorrer na zona do Centro Desportivo Nacional do Jamor, no troço entre o Passeio Marítimo, no Dafundo, e a Senhora da Rocha (3,5 quilómetros) onde, além da requalificação das margens do rio Jamor, vai surgir um percurso de mobilidade, que se vai estender ao longo do leito do rio e que facilitará o acesso de todos às zonas desportivas.

tags: eixo verde e azul, espaços verdes, jamor, município de oeiras, Oerias, rio