na cidade

As Jornadas Europeias do Património acontecem já esta semana

A proposta de programa pretende destacar um espaço singular e representativo da arquitetura da paisagem setecentista de Oeiras.
Há várias atividades.

As Jornadas Europeias do Património, iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, acontecem já esta semana. Ao todo, são 50 países que fazem parte deste projeto que pretende sensibilizar os moradores para a importância da preservação do património nacional.

Cada país realiza um programa de atividades, que normalmente acontecem no final de setembro, de forma gratuita. O objetivo passa por promover o acesso aos monumentos e sítios, através da sua descoberta.

Este ano, o tema é “Património — Educação”. A proposta de programa visa destacar a arquitetura da paisagem setecentista de Oeiras, como a Quinta de Cima do Marquês de Pombal, e a figura de Sebastião José de Carvalho e Melo. Haverá também atividades que revelam alguns dos outros tesouros patrimoniais do concelho, como a linha de fortes marítimos com passeios no Tejo, uma visita à primeira fase do Parque dos Poetas e outra à vinha e adega do Casal da Manteiga.

A programação completa pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Oeiras. As incrições são gratuitas, mas carecem de inscrição prévia através do email loja.cmo@nullcm-oeiras.pt ou do número de telefone 214 430 799.

O uso de máscara é obrigatório em todas as atividades. Recomenda-se ainda o uso de roupa e calçado confortável, chapéu e fazer-se acompanhado de água.

tags: arquitetura, atividades, Jornadas Europeias do Património, oeiras

outros artigos de na cidade

mais histórias de Oeiras