na cidade

As festas populares não páram. Este fim de semana a animação acontece em Laveiras-Caxias

As celebrações em honra de Nossa Senhora das Dores decorrem até domingo, 17 de setembro.
A edição de 2022 foi um sucesso. Foto: UFOPAC

Para os oeirenses que gostam de uma boa festa popular, não há alegria maior do que os meses de verão. As festividades sucedem-se nas várias freguesias do concelho e, mesmo a caminho do outono, ainda há muita música para dançar, petiscos para provar e animação para aproveitar. Este fim de semana, de dia 15 a 17 de setembro, é a vez de Caxias e Laveiras receberem as Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores. 

O evento divide-se entre a programação cultural e religiosa. Esta última, a cargo da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, teve início no passado dia 6 de setembro, com uma novena à padroeira da festa. 

Já a parte cultural é organizada pela União de Freguesias de Oeiras e S. Julião, Paço de Arcos e Caxias (UFOPAC) e conta com vários convidados musicais como, por exemplo, Jorge Guerreiro, que certamente levará a palco alguns dos seus êxitos como “Bará Bará Berê Berê” ou “Vou alugar um quarto”.

Segundo a organização, o evento pretende promover momentos festivos entre a comunidade, que “refletem os valores que nos unem à Irmandade de Nossa Senhora das Dores de Laveiras-Caxias, coorganizadora das Festas, que conta já com quatro séculos de existência”.

Sinónimo de alegria e celebração, as Festas de Laveiras-Caxias são o exemplo do equilíbrio entre a cultura popular e a tradição da celebração religiosa, promovendo momentos de convívio entre a população local. 

Fique a par da programação ao longo deste fim de semana.

15 de setembro (sexta-feira)

18 horas — Abertura da Feira.

19 horas — Abertura oficial das festas, com hastear das bandeiras e saudação às entidades organizadoras, convidados, feirante e público presente, no edifício do Grupo Desportivo Unidos Caxienses.

19 horas — Terço seguido de missa solene na Igreja de Nossa Senhora das Dores.

22 horas — Espetáculo musical com Jorge Guerreiro, no palco principal.

16 de setembro (sábado)

15 às 18 horas — Atividades infantis como pinturas faciais, balões e jogos tradicionais, no recinto das festas. 

21 horas — Procissão das Velas, com início no Estabelecimento Prisional de Caxias, junto ao portão.

22 horas — Espetáculo musical com a banda TÉNISBAR, no palco principal.

17 de setembro (domingo)

15 horas — Missa solene na Igreja da Cartuxa, seguida de procissão que tem início no Largo da Cartuxa.

15 às 18 horas —  Atividades infantis como pinturas faciais, balões e jogos tradicionais, no recinto das festas.

18 às 20 horas — Encerramento das festas, com um sunset que contará com a participação do DJ Black, com música dos anos 80 e 90, no palco principal.

O recinto da festa é na Avenida João de Freitas Branco, em frente ao grupo desportivo Unidos Caxienses, em Laveiras. A entrada é livre, por isso, estão todos convidados.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA