na cidade

As Festas de Queijas arrancam esta sexta-feira com um concerto de Ruth Marlene

Há espetáculos musicais, de dança, stands de artesanato, gastronomia e muito mais. Conheça toda a programação.
A cantora sobe ao palco a 23 de setembro.

O outono no concelho de Oeiras começa, claro, em festa. Os munícipes já estão habituados e, para compensar os dois anos de interregno devido à pandemia, têm comparecido em força nas festas das várias localidades do concelho. Esta semana é a vez de Queijas, com as Festas em Honra de São Miguel Arcanjo, que arrancam já na sexta-feira, dia 23 de setembro. 

Logo nesse serão pode contar com um concerto de Ruth Marlene, às 22 horas, para começar em grande uma semana de celebrações, que decorrem até domingo, dia 2 de outubro.

O evento é organizado pela União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, em parceria com a Paróquia de São Miguel Arcanjo de Queijas e conta com o apoio do Município de Oeiras. Além de Ruth Marlene, os destaques musicais vão para a participação de Tanya, no dia 24 de setembro, Belito Campos, no dia 30, e Miguel Bravo, no dia 1 de outubro. Todas estas atuações têm início às 22 horas. 

O programa inclui, ainda, muita animação, com o contributo de várias associações culturais e recreativas que fazem parte da união de freguesias, tais como o Estúdio de Dança de Carnaxide, os Traquinas, o Clube de Carnaxide Cultura e Desporto, a Lupeca ou a orquestra dos Bombeiros de Linda-a-Pastora.

Destaca-se também a 18.ª Grande Noite do Fado com Teresa Tapadas e outros fadistas que irá acontecer no dia 30 de setembro, sexta-feira, no Auditório Paroquial de São Miguel de Queijas, ou a Mostra de Folclore, no dia 2 de outubro. É precisamente nesse domingo, que o programa religioso realizará os dois eventos mais importantes das festividades. Às 10h30 é celebrada a missa solene na Igreja Paroquial de São Miguel Arcanjo e, a partir das 16 horas, começa a procissão, acompanhada pela Orquestra da Escola de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora.

Conheça toda a programação e marque já na agenda os dias em que quer passar por lá. 

23 de setembro

22 horas — Concerto de Ruth Marlene.

24 de setembro

16 horas — Atuação do grupo “Os Traquinas” do centro social e paroquial S. Romão de Carnaxide.

22 horas — Concerto de Tanya.

25 de setembro

16 horas — Atuação das classes de dança do Estúdio de Dança de Carnaxide e do Clube de Carnaxide Cultura e Desporto.

18 horas — Atuação do grupo coral da USCQAL.

28 de setembro

21h30 — Baile.

29 de setembro

21h30 — Baile com o acordeonista António Antunes.

30 de setembro

21h30 — XVIII Grande Noite do Fado com Teresa Tapadas e outros fadistas no Auditório Paroquial de S. Miguel de Queijas (sujeito a reserva na Paróquia).

22 horas — Concerto de Belito Campos.

1 de outubro

16 horas — Atuação do grupo coral e musical “Lupeca — AM luta pela casa”.

22 horas — Concerto de Miguel Bravo.

2 de outubro

10h30 — Missa Solene com pregação na Igreja Paroquial de S. Miguel de Queijas.

16 horas — Procissão acompanhada pela Orquestra da Escola de Música da AH dos Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora.

17h30 — Concerto com a Orquestra da Escola de Música dos Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora e Mostra de Folclore “Festi’Queijas.

18h30 — Grupo de Folclore das Terras da Nóbrega – anfitrião.

19 horas — Rancho Folclórico do Grupo Desportivo de Lousa — Estremadura Centro-Saloia.

19h30 — Rancho Folclórico da Casa do Minho — Minho.

22 horas — Concerto da Banda Compacto.

Durante todos os dias, quem visitar as Festas em Honra de São Miguel Arcanjo poderá aproveitar também a Feira, localizada na Praça Central de Queijas com strands de artesanato, divertimentos e restauração. Tudo acontece junto ao Mercado Municipal de Queijas, das 15 horas à meia-noite às sextas e sábados, das 15 às 23 horas aos domingos, e nos restantes dias das 17 às 23 horas. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA