Estamos na época das festas populares que, durante o mês de junho — e ao longo de todo o verão — se multiplicam pelas várias freguesias do concelho de Oeiras. Entre concertos com artistas da música popular portuguesa, feiras de artesanato e comida típica destas feiras, nada falta para que os oeirenses se possam divertir à grande ao longo das próximas semanas. Aconselhamos a marcar na agenda as datas dos vários eventos, para não lhe escapar nenhum. O próximo (depois de terminarem as Festas de Oeiras a 18 de junho), é já na semana que vem.
Nos dias 23, 24 e 25 de junho todos os caminhos vão dar à Fábrica da Pólvora, cenário onde decorrem as Festas de Barcarena. O evento, de entrada livre, promete muita música, surpresas e animação. Depois de dois anos sem poder realizá-lo, em 2022 a Junta de Freguesia de Barcarena voltou a investir neste que é um dos pontos altos da vida cultural e social da zona. O sucesso foi enorme, com verdadeiras enchentes de munícipes que não faltaram ao convite.
Em 2023, a ideia é repetir-se a dose. Estão marcadas três noites de grandes concertos, pensados para que toda a família possa dar um pezinho de dança e cantar bem alto as músicas mais conhecidas dos artistas convidados.
No dia 23 de junho, sexta-feira, Matay estreia o Palco Relógio às 22 horas. Mais tarde, às 23h45, no Palco Pátio do Sol, é a vez de Boca Doce e um DJ animarem todos aqueles que quiserem continuar com a festa pela noite dentro.
No dia 24 de junho, sábado, é José Cid o cabeça de cartaz do Palco Relógio, com um concerto marcado para as 22 horas. A música continua no Palco Pátio do Sol, às 23h45, com Rui Drumond & The Soul Jorney e um DJ a seguir.
No último dia, 25 de junho, domingo, o Palco Relógio recebe Sérgio Rossi às 21 horas. No mesmo local, pelas 22h30, prepare-se para assistir a um espetáculo piromusical com o Custom Circus, companhia residente dos Nirvana Studios. Um momento mágico que não pode perder.
No espaço da festa pode contar com as tradicionais tasquinhas com petiscos, feira de artesanato e uma zona de diversões. Haverá ainda, como em todas as edições, atividades dos agentes culturais e desportivos da freguesia ao longo dos três dias, isto é, espetáculos de dança, aulas de modalidades desportivas, visitas gratuita ao Museu da Pólvora Negra, entre outras. Pode ficar a par de toda a programação pormenorizada no Facebook da Junta de Freguesia de Barcarena.