Foi oficialmente inaugurada a 20 de dezembro, durante a visita do primeiro-ministro António Costa à antiga Estação Radionaval, em Linda-a-Velha. Agora, a exposição “35 anos de Habitação em Oeiras” vai poder ser visitada por toda a população. As portas abrem já esta quinta-feira, dia 1 de fevereiro.
A mostra foi divulgada precisamente na data da apresentação de um novo projeto, anunciado pela Câmara Municipal de Oeiras, que pretende criar 770 casas destinadas a rendas acessíveis, no espaço das antigas instalações da Estação Radionaval de Algés. A construção destes empreendimentos pretende reforçar o parque habitacional público, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) do município, representando um investimento de cerca de 170 milhões de euros.
A habitação é, aliás, uma das prioridades do orçamento municipal de 2024, como a NiO lhe contou neste artigo. Este será um ano de continuidade do trabalho, que tem vindo a ser desenvolvido na concretização da Estratégia Local de Habitação, segundo a autarquia. A exposição “35 anos de Habitação em Oeiras” é, assim, dedicada às políticas de habitação do Município de Oeiras nas últimas décadas, naquele que será um espaço onde vão nascer novos empreendimentos residenciais.
A mostra “reúne testemunhos e projetos que marcaram a política de habitação no concelho e que deram a Oeiras o reconhecimento que tem hoje nesta área, desde a erradicação de barracas e programa de realojamento, aos novos projetos que estão em curso”, afirma a autarquia.
Ao projeto para a Estação Radionaval, somam-se outros três cujas obras estão em curso (previstas para terminar este ano). São eles o empreendimento do Alto da Montanha, em Carnaxide, o da Quinta dos Aciprestes e Parque da Junça em Linda-a-Velha, que contabilizam um total de 92 apartamentos. No total, Oeiras tem prevista “a construção de 1400 novas casas para renda apoiada e renda acessível, destinadas a famílias carenciadas e também às famílias de classe média”, refere o município.
Poderá visitar a exposição entre os dias 1 de fevereiro e 30 de abril, de terça a sábado, entre as 10 e as 17 horas. A entrada é livre. A antiga Estação Radionaval Comandante Nunes Ribeiro fica em Linda-a-Velha.