Youthone começou a pintar em espaços urbanos quando o graffiti ainda não era visto como uma arte. No final dos anos 80 descobriu esta paixão e foi nas ruas de Carcavelos que começou a pôr em prática a sua vocação. Para ele, não há nada como uma galeria a céu aberto.
Ao longo das últimas décadas, foram muitos os murais que pintou no concelho de Oeiras, a pedido do próprio município que lhe reconhece um enorme talento. Paredes, edifícios, túneis, viadutos — são vários os espaços urbanos vistos como uma tela em branco à espera de ser colorida, e à qual é possível dar uma nova vida através desta arte. Muitas vezes, os temas escolhidos são inspirados no mar mas, para este projeto, a ideia era outra.
O famoso street artist, com mais de três décadas de trabalho dedicado à arte urbana e reconhecido como um dos grandes impulsionadores da pintura de graffiti e street art em Portugal, foi convidado pela Câmara Municipal de Oeiras a criar cinco murais sob o tema “Amamos Oeiras”, para cada uma das freguesias/união de freguesias do concelho.
A realização destas pinturas vem reforçar e dar continuidade ao investimento do município em arte urbana, que tem vindo a ganhar relevo nos últimos anos, dando uma nova vida e uma imagem mais apelativa a edifícios e espaços do município.
O primeiro mural desta série foi inaugurado no dia 16 de fevereiro, durante a Semana dos Afetos (celebrada entre 10 e 17 de fevereiro), promovida pelo município, no Jardim Municipal de Paço de Arcos. “Estes murais representam a importância dos afetos não só no desenvolvimento individual, como na comunidade, acreditando que uma maior afetividade entre as pessoas é promotora de maior coesão, inclusão social e tolerância entre todos”, garante a autarquia.

Ao longo das últimas semanas, Youthone, nome artístico de Adalberto Brito, concluiu os restantes quatro murais. À New in Oeiras conta como surgiu a ideia, depois de ser desafiado a criar de raiz as imagens: “Através do convite e de algumas orientações, criei o projeto e apresentei a minha proposta. Tinha como base central o coração, ligado aos afetos, e dentro dele elementos que representassem o município, como figuras ou edificações. O enquadramento foi difícil no início, mas a articulação com a Câmara Municipal de Oeiras foi excelente e, em equipa, facilitou a criação do primeiro esboço”.
A base da imagem é igual para as cinco zonas do concelho, com alguns elementos diferentes pelo meio. “Lembrei-me de apresentar, como elemento de destaque, pelo menos um símbolo de cada freguesia. Chegámos a um entendimento gráfico, a ideia foi aceite e incluída nos cinco projetos, um para cada freguesia”, refere Youthone.
Nas imagens foram incluídos vários símbolos representativos de Oeiras, como o Farol do Bugio, o Templo da Poesia, o Palácio do Marquês de Pombal, o parque empresarial e científico Taguspark, a escultura “O Mergulho da Baleia” e o vinho de Carcavelos “Villa Oeiras”. Será que consegue reconhecer, em cada um, o elemento característico da freguesia onde está localizado?
Siga o trabalho de Youthone nas páginas de Instagram e Facebook para ir acompanhando as suas novas criações ou, durante os seus passeios de fim de semana, visite alguns dos locais por perto que têm murais da sua autoria.
Pode começar por estes cinco, que fazem agora parte da paisagem urbana do concelho de Oeiras. Carregue na galeria para conhecê-los e saber onde fica cada um.