na cidade

Alunos de Oeiras partem numa aventura solidária em Marrocos

Quatro estudantes da Escola Náutica Infante D. Henrique vão entregar material escolar e solidário a miúdos de aldeias carenciadas.
Isaltino Morais esteve com os jovens.

Quatro estudantes da Escola Náutica Infante D. Henrique, em Paço de Arcos, vão partir no próximo sábado, 15 de fevereiro para Marrocos numa missão solidária. Os alunos estão a participar no UNIRAID 2020 e vão entregar material escolar e solidário a miúdos de aldeias carenciadas.

Esta é uma expedição de nove dias por Marrocos em rotas do Dakar com carros com mais de 20 anos e menos de 1300 cc e só com tração a duas rodas. E para isto, o município de Oeiras, no âmbito do programa de apoio ao associativismo juvenil, apoia estes jovens com 1,800€ e com material para ser entregue às crianças.

Esta aventura tem como ponto de partida Tânger. Em seguida, os jovens vão atravessar Marrocos pelo interior, em direção ao deserto de dunas do Erg Chebbi, onde vão fazer a entrega de material escolar e solidário nas aldeias selecionadas previamente pela organização do Dakar.

Depois os jovens da Escola Náutica Infante D. Henrique seguem para Marrakech, a cidade imperial do Norte de África. Ali vão fazer um dia de passeio turístico, e regressam para Tânger, sendo o fim do percurso e do UNIRAID 2020.

No total, este Dakar passa por sete etapas, que combinam condução por estradas de montanha, trilhos, areia e dunas.

Neste desafio, os estudantes têm de superar as sete etapas com apenas um Road-Book, um mapa e uma bússola. Não têm acesso a GPS ou dispositivos eletrónicos a bordo de um carro com mais de 20 anos. Vão superar obstáculos naturais, vários testes de estratégia e habilidade.

Esta edição vai ter um novo itinerário em que os estudantes irão participar e descobrir os seus limites.

A equipa parte em missão no próximo sábado, 15 de fevereiro. E foi recebida, esta quarta-feira, 12 de fevereiro, pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, que fez questão de sublinhar o espírito de cidadania e de cooperação destes jovens.

tags: alunos, Câmara Municipal de Oeiras, Escola Náutica Infante D. Henrique, isaltino morais, marrocos, missão solidária, oeiras

outros artigos de na cidade

mais histórias de Oeiras