Se planeia viajar entre Lisboa e Paris no próximo ano com o grupo Air France-KLM, temos más notícias — sobretudo se é uma daquelas pessoas que aprecia almoçar ou jantar a bordo.
A Air France deixará de disponibilizar refeições leves gratuitas em voos domésticos e europeus de médio curso, anunciou a companhia aérea este sábado, 14 de setembro.
A medida começará a ser testada nas ligações entre Lisboa e Paris, bem como na rota entre Helsínquia e a capital francesa. Concluído o período de testes, o objetivo da empresa é implementar a regra definitivamente.
Com a entrada em vigor do programa Buy On Board, apenas serão oferecidos chá, café e água gratuitamente. Os snacks e refeições terão custos associados — uma prática comum nas companhias de baixo custo.
A introdução da cobrança de alimentos a bordo responde à necessidade da empresa de reduzir custos, evitando recorrer à atualização das tarifas dos voos.
Durante a apresentação dos números relativos às contas do ano passado, o grupo Air France-KLM revelou que as refeições servidas a bordo em 2023 representaram um encargo de 55 milhões de euros.
“Os preços das tarifas da Air France não serão impactados, porque o verdadeiro objetivo é gerar novas fontes de receita sem comprometer demasiado a competitividade”, sublinhou o consultor em estratégia comercial para a aviação, turismo e aeroportos, Pedro Castro, na nota de divulgação da medida.
Assim, os preços dos bilhetes não deverão sofrer grandes variações, sendo que a verdadeira poupança será, na verdade, para a companhia aérea francesa.
Muitas operadoras já adotaram medidas similares, com o intuito de reduzir os custos associados ao catering a bordo; a TAP e a Ryanair, por exemplo, apenas disponibilizam snacks em voos de curto curso mediante compra.