na cidade

Agentes da Proteção Civil de Oeiras encantam centenas de miúdos. Nos próximos dias é a vez dos pais

Há várias iniciativas a decorrer no âmbito da Semana da Proteção Civil de Oeiras. Ainda pode participar em algumas.
Estiveram presentes cerca de 60 meios na Praia da Torre.

“O que é que queres ser quando fores grande?” é provavelmente uma das perguntas que os miúdos mais ouvem ao longo da infância até porque, na realidade, a resposta vai mudando. Entre as profissões mais apontadas estão bailarina, astronauta, professor ou jogador de futebol, mas na lista nunca falta também polícia ou bombeiro. E são precisamente estas duas últimas respostas que centenas de pequenos oeirenses vão indicar nos próximos tempos. A culpa é de uma iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras, no âmbito da Semana da Proteção Civil.

Nesta quarta-feira, 17 de maio, mais de 750 miúdos de escolas do concelho de Oeiras viveram uma manhã diferente. Foram até ao parque de estacionamento da Praia da Torre para conhecer cerca de 60 meios utilizados pela Proteção Civil de Oeiras, entre veículos e material técnico e de salvamento, de todos os agentes que dela fazem parte.

No local estiveram presentes as sete corporações de Bombeiros de Oeiras, da Polícia Municipal, da GNR, PSP, Polícia Marítima, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e Serviços da Câmara Municipal de Oeiras, bem como duas embarcações da Autoridade Marítima para o exercício de salvamentos aquáticos.

O entusiasmo dos mais pequenos era grande por poderem conhecer e estar no lugar dos seus “heróis”, protagonistas de tantas histórias e brincadeiras. Os miúdos puderam entrar nos veículos, usar as sirenes e os altifalantes e examinar cada detalhe dos meios ao serviço do município, assim como aprender um pouco mais sobre a importância da ação destas forças de segurança e do papel de todos na proteção de vidas.

Os miúdos adoraram.

“As demonstrações com as equipas de cães da PSP e GNR também despertaram o interesse de todos. No fim, ainda foi possível fazer festinhas nas estrelas caninas e posar para fotografias”, refere o município. 

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e a vereadora da Proteção Civil, Joana Baptista, estiveram presentes na exposição, tendo destacado a importância de se dedicar uma semana à realização de várias atividades no âmbito da Proteção Civil “para as pessoas se envolverem com o trabalho que é feito para garantir a segurança de todos”.

“O Município de Oeiras dispõe, atualmente, de 492 elementos de bombeiros, 404 polícias de segurança pública e 100 agentes da Polícia Municipal. Entre 2018 e 2022 foi feito um investimento municipal de 30 milhões de euros dedicados às corporações de bombeiros locais. São estes números que explicam o facto de Oeiras ser o concelho mais seguro da Área Metropolitana de Lisboa”, refere a autarquia. 

Participe nas atividades dos próximos dias

A Semana da Proteção Civil de Oeiras, que acontece entre 15 a 21 de maio, tem como lema “A Tecnologia Salva”. O evento pretende sensibilizar a população para a importância da Proteção Civil na prevenção e salvaguarda de pessoas e bens, em situações de ocorrências graves e catástrofes, assim como dar a conhecer todos os meios e os principais intervenientes do sistema de Proteção Civil municipal.

No âmbito desta iniciativa têm decorrido várias atividades ao longo da semana. Depois da manhã de quarta-feira destinada aos miúdos, os próximos dias trazem eventos a que os pais podem assistir e participar. Destaca-se o simulacro, com todos os bombeiros do município, que se realizará no Porto de Recreio de Oeiras, no sábado, 20 de maio, das 10h30 às 12h30. Será transmitido em direto na página de Facebook do Município de Oeiras. 

Nesse mesmo dia, vai decorrer a Feira da Proteção Civil, no Jardim de Santo Amaro de Oeiras, entre as 10 e as 18 horas. Aqui, o foco será a tecnologia utilizada ao serviço da Proteção Civil e contará com a demonstração prática de tecnologias associadas à prevenção e socorro. O objetivo é dar conhecer as principais soluções tecnológicas para o apoio ao planeamento e análise na prevenção de situações de risco, as melhores tecnologias em ações de proteção e socorro e ainda a apresentação de formação académica e técnica na área da Proteção Civil.

Já no domingo, 21 de maio, assista à cerimónia e desfile dos meios da da Proteção Civil de Oeiras, entre as 11 horas e o meio-dia, em Santo Amaro de Oeiras e Avenida Marginal. Esta iniciativa terá emissão em direto na página de Facebook do Município de Oeiras. 

Carregue na galeria para ver imagens da exposição de meios da Proteção Civil de Oeiras que decorreu esta quarta-feira, 17 de maio. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA