na cidade

Acompanhe este passeio fotográfico pelo verão oeirense através da lente de Wilfred Figueiredo

Quase sempre com o farol ao fundo, Wilfred foi "bugiar". O resultado é um tour fotográfico numa tarde quente junto ao mar.
Pela lente de Wilfred Figueiredo.

Oeiras é um concelho inspirador para quem gosta de fotografia. Seja pelas paisagens naturais, pelos jardins, pelos espaços históricos e arquitetónicos, pelos murais urbanos, mas, sobretudo, pela beleza da sua costa, das praias e do horizonte a perder de vista. São cenários sedutores e entusiasmantes para as lentes fotográficas, sobretudo, se por detrás delas está alguém com uma relação emocional com a zona. 

É precisamente esse o caso de Wilfred Figueiredo, luso-angolano de 41 anos, que passou as últimas quatro décadas entre Luanda, Lisboa, Coimbra, onde estudou Arquitetura, em Oeiras. Quando está em Portugal, passa muito tempo neste concelho, onde já viveu e que agora é a morada dos seus pais.

Arquiteto de formação, a fotografia é uma das suas grandes paixões. “São imagens e momentos que cristalizo para poder, de alguma maneira, reforçar esse momento. Lembrar-me dele como uma extensão do que é a minha prática profissional e a minha prática de vivência normal de cidadão preocupado com o meio onde vive”, contou à New in Oeiras.

Wilfred gosta de fotografar paisagens naturais e urbanas, mas sobretudo as que têm uma componente social, de vivência das pessoas que fazem parte dos locais por onde passa. Não é por isso de estranhar que o passeio de verão que realizou por Oeiras, acompanhado pela sua lente fotográfica, tenha resultado em fotografias que espelham a vida dos oeirenses nos dias quentes junto à zona balnear. 

Um passeio fotográfico de verão 

À New in Oeiras, Wilfred revela que nunca sai de casa para fotografar com um objetivo traçado. Gosta de captar momentos ao sabor do vento, sem pressa, sem obrigatoriedade, apenas sentindo o ambiente e inspirando-se nas pessoas e nas paisagens que o rodeiam. Gosta de desafios, mas para um bom resultado, o caminho tem que ser natural.

“Há quem diga que qualquer passeio deve começar com um plano. No meu caso, saí de casa à toa, para passear pela marginal de Oeiras, como se fosse este o plano apenas, sair a pé e ir ver o mar”, conta.

Foi precisamente isso que fez no passado domingo, dia 31 de julho. Num passeio junto ao mar, acabou por captar imagens que caracterizam o verão em Oeiras. Os ventos levaram-no para a zona balnear entre a Praia da Torre e o Passeio Marítimo, passando pela Marina de Oeiras. A verdade é que este é um concelho cheio de vida e, no verão, isso sente-se ainda mais.

“Podia ser um passeio pelas praias de Oeiras, de comboio, de barco ou até mesmo de bicicleta, porém foi a pé que decidi ir ‘bugiar’ e, uma vez mais, constatar que Oeiras dá, de facto, um belo cartão postal de verão”, afirma Wilfred, que sabe o valor e o privilégio de viver numa zona balnear. “Surf, banhos de sol e restaurantes em frente ao mar não faltam escolhas para estender a toalha na areia ou, como eu, apenas passear e ver acontecer”, sublinha. 

Wilfred “viu acontecer” e captou os momentos que se vivem junto ao mar. Pessoas mais velhas que observam a paisagem, jovens que vivem a adrenalina dos saltos para a água, ciclistas que passeiam, banhistas que aproveitam o sol, enfim, a vida a acontecer num dia quente de verão em Oeiras. 

Um roteiro que Wilfred aconselha todos os oeirenses, e não só, a fazer também. “Pelo Passeio Marítimo de Oeiras, entre a Torre e as piscinas, esta é uma sugestão para o ano todo, mas que ganha, sem dúvida, uma nova vida no verão.”

O percurso, quase sempre com o Farol do Bugio presente, como limite no horizonte, é uma excelente dica de um programa que pode também fazer, ao final do dia ou durante o fim de semana. Convide a família, os amigos ou, se preferir, coloque uns fones com uma boa música a tocar, e vá sozinho.

Aproveite para conhecer um roteiro fotográfico por spots culturais do concelho feito por Wilfred. E se quiser saber mais sobre o seu trabalho, siga a página de Instagram, onde o fotógrafo partilha imagens de tudo o que lhe capta a atenção.

Carregue na galeria para fazer este passeio fotográfico de verão por Oeiras, pelo olhar de Wilfred Figueiredo.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA