na cidade

Abram alas para os FIAT 600. Encontro de clássicos acontece este sábado em Oeiras

Os automóveis vintage vão estar em exposição nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal durante a manhã de 7 de setembro.
Uma viagem ao passado.

A comunidade de apaixonados por carros clássicos promove encontros regularmente, por todo o País. Entre várias marcas e modelos, estas reuniões são momentos de convívio entre fãs e proprietários de automóveis hoje considerados vintage, partilhando experiências e realizando passeios coletivos. É isso que vai acontecer este sábado, em Oeiras.

Na manhã de 7 de setembro, entre as 10 e as 13 horas, os Jardins do Palácio Marquês de Pombal vão receber uma concentração dos clássicos FIAT 600. O evento é organizado pelo grupo Fiat 600 Portugal, que tem como objetivo “promover e incentivar o gosto” por este modelo, pode ler-se na página de Facebook

“Somos um grupo de apaixonados por este ícone, sem quaisquer pretensões, que apenas pretende partilhar e divulgar o modelo FIAT 600 e ajudar atuais e futuros proprietários nos seus restauros e manutenções”, refere Filipe La-Salette, membro da organização.

Este é o segundo encontro do grupo, este ano, depois de um realizado em abril, no Porto. A iniciativa pretende valorizar e homenagear as origens do modelo, numa reunião com dezenas de automóveis, vindos de vários locais do País, de forma a serem admirados pelos fãs da marca. O programa começa pelas 10 horas com três momentos diferentes ao longo da manhã: desfile, exposição de automóveis e convívio. 

“Com o objetivo de proporcionar bons momentos e continuar a dar a conhecer o mítico FIAT 600, que fará 70 anos no próximo ano, temos organizado vários encontros, nos últimos três anos, em várias cidades do País”, reforça. Se quiser participar, pode inscrever o seu automóvel, de forma gratuita, através deste formulário online. Para mais informações envie email para fiat600portugal@nullgmail.com. 

Apresentado em março de 1955 no Salão de Genebra, o FIAT 600 conquistou desde logo os utilizadores pela dimensão reduzida que o transformava num bom carro citadino, com um preço competitivo. 

“O modelo FIAT 600 tem um lugar importante na história do automóvel, tornando-se num dos grandes ícones da Europa pós-guerra, especialmente em Portugal, onde nos anos 60 e 70 foi um dos carros mais presentes nas nossas estradas. A partir de 1964, este veículo começou a ser produzido em terras lusitanas na fábrica SOMAVE, em Vendas Novas, com 9.576 unidades produzidas até 1971”, refere o grupo. 

Com o apoio do Município de Oeiras, o grupo FIAT 600 Portugal convida a comunidade a viajar no tempo e recuar até aos anos 60, “para viver o glamour do histórico FIAT 600” nos jardins do também icónico Palácio do Marquês de Pombal. Pode ainda seguir a página de Instagram do grupo para ficar a par das novidades. 

Diferentes versões do modelo.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA