Seja um aniversário, outra data especial, ou só a vontade de juntar as pessoas de que mais gosta num fim de semana prolongado fora de casa, pois sabe bem mudar de ares nem que seja apenas por alguns dias. O difícil, por vezes, é escolher um destino que não seja muito longe, para não se perder muito tempo em viagem e que agrade a todos, no caso de ser um grupo grande. Se forem, por exemplo, dez pessoas, nem sempre é fácil encontrar alojamento que acomode todos, com conforto e com espaço suficiente para estarem à vontade.
Encontrámos em pleno Parque Natural da Arrábida uma opção perfeita. Bem perto do Castelo de São Filipe, em Setúbal (fica a cerca de cinco minutos a pé), destaca-se pela cor amarela, no meio do verde envolvente, a Villa Casal Assis. Apenas a 50 minutos de Oeiras, vai sentir desde logo que está noutro ambiente e ficar hipnotizado pela paisagem incrível que a casa tem. Prepare a máquina fotográfica, porque vai querer registar a vista deslumbrante sobre o estuário do Sado, a baía de Setúbal e Tróia, vistas a partir deste espaço.
Esta antiga quinta de família foi transformada em alojamento local e aberta ao público em maio de 2022. A propriedade, que pertence à família de Maria José Hilion há muitos anos, abriu assim, pela primeira vez, ao turismo, uma vontade que já tinham os seus pais.
Depois de uma vida inteira dedicada à medicina, Maria José, de 66 anos, reformou-se em 2018 por vontade própria. “Foi aí que comecei a pensar melhor sobre esta propriedade. Os meus pais reconstruíram-na em 1990 precisamente a pensar na sua utilização turística, mas isso acabou por nunca acontecer”, conta a proprietária.
“Sempre foi a casa de família e íamos muitas vezes lá quando éramos miúdos, fazíamos reuniões, comemorávamos aniversários e chegámos a celebrar casamentos e batizados. Foi sempre um local dedicado ao nosso núcleo familiar e pensei que podia dinamizar o espaço de outra forma quando fiquei mais livre da minha profissão”, revela.

Já reformada, Maria José decidiu pôr mãos à obra e transformá-la, então, num alojamento local. Como tinha sido reconstruída, há três décadas, para esse efeito, a quinta de dois hectares tinha já algumas características adaptadas à nova função. A decoração simples e rústica, os azulejos nas paredes e os móveis antigos fazem parte do charme e foram mantidos nesta sua nova vida.
A Villa Casal Assis tem cinco quartos (seis camas), cada um com uma casa de banho privativa e vista para a baía. Ao todo, dispõe de oito casas de banho, um escritório privado, sala de estar e um salão com cerca de 80 metros quadrados que serve como sala de jantar, com uma enorme mesa ao centro onde se podem sentar até dez pessoas. A cozinha está totalmente equipada e tem ainda uma agradável zona lounge com mesa de jantar exterior, que convida a aproveitar as refeições ao ar livre.
O exterior, aliás, tem um ótimo espaço para conviver e relaxar. Pode até encontrar duas camas de baloiço e um banco de jardim e passear pela zona envolvente da quinta já que é privada e cercada, “o passeio dos limões”, como lhe chama a proprietária. Isto porque a quinta está repleta de árvores de fruto, como amendoeiras e figueiras, convidando os hóspedes a passearem pelo terreno e apreciarem a incrível paisagem.
Segundo Maria José Hilion, um dos grandes pontos fortes do local é poder “acordar e ouvir os passarinhos a cantar”. “É um privilégio estar a descansar naquela casa e usufruir da quinta, do ar livre e da paisagem linda sobre o rio Sado. É uma casa magnífica que está em contacto com a natureza”, destaca. E o melhor é que pode também aproveitar o alojamento fora dos meses de verão, já que a casa tem lareira e será um ótimo refúgio nos meses frios.
A Villa Casal Assis é alugada por inteiro e pode acomodar até dez hóspedes. Os preços começam nos 400€ por noite e as reservas podem ser feitas no Airbnb.
Carregue na galeria para ficar a conhecer melhor esta bonita propriedade na Serra da Arrábida.