Já se ouve Mariah Carey por aí e toda a gente sabe que, mal começam os primeiros acordes de “All I want for Christmas is you” em lojas, espaços públicos e até nas rádios, é altura de começar a organizar, na agenda, os jantares de Natal e a tirar à sorte o amigo secreto que lhe vai calhar entre os seus amigos ou colegas de trabalho. Mas, antes de se meter em shoppings à procura de presentes banais, tenha em conta a nossa sugestão.
Que tal oferecer algo único e criativo, ao mesmo tempo que é solidário e apoia instituições sociais? Como? Participando na primeira edição da rota dos mercados solidários, que arranca já esta semana. Promovida pelo programa Oeiras Solidária, criado pelo município, a iniciativa é realizada em parceria com três grandes parques empresariais que fazem parte do concelho: Taguspark, Lagoas Park e World Trade Center, que vão receber, à vez, um mercado com projetos locais, entre 9 e 23 de novembro.
Numa perspetiva promotora do empreendedorismo social e o comércio local, através de um consumo consciente e com base na economia circular e produção sustentável, muitos dos outros produtos que vai encontrar por lá são feitos pelos próprios beneficiários das associações que estarão presentes nos mercados (como é o caso da CERCIOEIRAS, por exemplo). Vai descobrir, certamente, peças e produtos feitos com muito carinho e dedicação, e que serão excelentes opções para oferecer como presente.
A primeira paragem é no Taguspark, em Porto Salvo, entre 9 e 11 de novembro, quinta-feira a sábado. No primeiro e terceiro dias, o mercado terá as portas abertas entre as 14h30 e as 21 horas. Já na sexta-feira, o horário é alargado, das 10 às 21 horas. Na próxima semana, o mercado acontece nos dias 15 e 16 de novembro, quarta e quinta-feira, no World Trade Center, em Carnaxide, das 10 às 18 horas. Por último, o evento irá decorrer no Lagoas Park, em Porto Salvo, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, entre as 10 e as 19 horas.
Tem muitas oportunidades para antecipar as suas compras de Natal ajudando, ao mesmo tempo, diversas instituições, e, além disso, ainda poderá ganhar prémios. De modo a dinamizar a iniciativa, a organização criou um passaporte de fidelização da rota dos mercados solidários. Para ganhar, há algumas regras de participação. De acordo com a organização, os participantes deverão fazer uma compra em, pelo menos, dois dos três mercados solidários e gastar um mínimo de 10€ para obter o carimbo do respetivo mercado.
Haverá um local indicado para o efeito, em cada um dos mercados, onde o passaporte será carimbado, mediante apresentação de comprovativo da compra. No momento da colocação do segundo carimbo, seja em que mercado for, o passaporte é colocado numa tômbola mas, antes disso, para efeitos de identificação, deverá colocar o seu nome e respetivo contacto telefónico no mesmo.
Por exemplo, no mercado do Taguspark “existe a possibilidade de juntar a solidariedade ao teatro”, refere a organização. Quando fizer uma compra no mercado presente no Taguspark, carimbe o passaporte, apresente-o na bilheteira local e obtenha um desconto de 20 por cento em peças de teatro que estão, neste momento, em cena naquele espaço, como “Os Monólogos da Vagina” e o musical infantil “Madagáscar”.
Aproveite para conhecer outro projeto solidário do concelho. Leia o artigo sobre as novidades da livraria e, agora também, associação solidária Heróis com Capa e carregue na galeria para ver imagens do espaço renovado.