na cidade

A pensar no próximo feriado? Este hotel literário é a escapadinha de outono perfeita

O The Literary Man Óbidos Hotel é um paraíso para os book lovers e para quem gosta de locais com história.
Ambientes super acolhedores.

Se houvesse uma lista que enumerasse as vilas, simultaneamente, mais bonitas e dinâmicas do País, certamente Óbidos estaria num dos primeiros lugares. Das feiras medievais, ao festival do chocolate, passando pela vila Natal, há cada vez mais motivos para visitar a localidade que se mantém, charmosa e orgulhosamente, entre as muralhas do castelo. No entanto, nos últimos anos, Óbidos tornou-se intimamente ligado também à literatura. 

A proximidade às letras não é nova, já que o centro histórico conta com uma considerável concentração de livrarias, com destaque para a antiga Igreja de São Tiago, que a Ler Devagar transformou num local de culto para leitores. Contudo, desde que foi criado o Fólio — Festival Literário Internacional de Óbidos, este casamento ganhou uma nova dimensão. A nona edição do evento, a decorrer atualmente (entre 10 e a 20 de outubro), junta leitores e autores no mesmo espaço.

Caso não consiga passar por lá nestas datas, não e preocupe, poderá ir em qualquer altura do ano que o ambiente literário estará sempre presente — principalmente se escolher o hotel certo para a estadia. A nossa sugestão é o The Literary Man Óbidos Hotel, localizado a poucos metros da entrada nas muralhas, e que nasceu num antigo convento do século XVIII.

Em 1965, chamaram-lhe Estalagem do Convento, conquistando o atual nome em 2015, na sequência da criação do projeto Óbidos Vila Literária. Afirma ser “o maior hotel literário do mundo”, devido ao enorme acervo de livros, que se aproxima de 100 mil unidades. Há livros em português, inglês, francês, espanhol e outras línguas. 

A fachada é relativamente discreta, o que nos leva ao ditado popular de que “não se deve julgar um livro pela capa”. A verdade é que, no interior, vai encontrar um verdadeiro mundo encantado para os apaixonados por livros, com estantes a cobrir paredes inteiras nos vários espaços do alojamento. 

Com um ambiente acolhedor, que convida a refeições demoradas e horas perdidas entre as páginas de um bom livro, o The Literary Man é a escolha ideal para quem procura espaços aconchegantes para os dias mais frios que já se fazem sentir. Depois de meses a fazer escapadinhas perto da praia, de piscinas e jardins deslumbrantes, o encantamento no outono pode estar dentro de portas.

E o melhor de tudo: fica apenas a uma hora de distância de Oeiras. Pode ser uma boa opção para aproveitar o fim de semana comprido que se aproximada, no feriado de 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, que este ano calha a uma sexta-feira. 

Com 27 quartos disponíveis, o The Literary Man encontrou a combinação certa entre uma decoração tradicional, com preocupações ecológicas, sem perder sofisticação. Os quartos foram desenhados com materiais reutilizados, sempre com um toque moderno, mas simples.

Ali, são as zonas comuns que mais atraem o hóspedes, desde o salão com uma lareira antiga, o restaurante, o bar ou a receção que desde logo lhe mostra o paraíso literário ao qual chegou. Pode também perder-se pelos corredores, numa viagem pelas lombadas dos livros ali expostos (fazendo-o demorar mais tempo no percurso do que imagina). 

Com estadia mínima de duas noites, os valores dos quartos vão dos 200€ aos 280€. As reservas podem ser feitas online ou através do número de telefone 262 959 214. 

Carregue na galeria e conheça melhor alguns dos espaços do The Literary Man Óbidos Hotel.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA