na cidade

A mensalidade no ginásio poderá ser descontada no IRS no próximo ano

Esta é uma das medidas da proposta de Orçamento do Estado que vai ser entregue no Parlamento.
Temos novidades.

A mensalidade do ginásio pode, por vezes, pesar no orçamento familiar ao final do mês. Porém, isto pode estar prestes a mudar. De acordo com a agência Lusa, citada pelo “Jornal Económico“, que teve acesso a uma versão preliminar da proposta do Orçamento do Estado para 2021, na dedução de IRS, o IVA passa incluir nas faturas de “atividades de ginásio — fitness”, “ensinos desportivo e recreativo”, e “atividades dos clubes e recreativo”. 

Em causa está a dedução à coleta do IRS que permite abater 15 por cento do IVA suportado por qualquer elemento do agregado familiar. Estão incluídas despesas como manutenção e reparação de automóveis ou motos, salões de cabeleiro e institutos de beleza, veterinários, alojamento e restauração — até ao limite de 250€. 

A partir de janeiro de 2021,  segundo esta versão preliminar do OE2021, passa também a incluir os 15 por cento do IVA pagos nas atividades de ginásio, atividades dos clubes desportivos e ensino desportivo e recreativo. Para aproveitar esta dedução, basta associar o seu NIF à fatura do ginásio, que será depois comunicada à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA