na cidade

A maior exposição de LEGO do País é incrível — tem mais de 6 milhões de peças

O evento da BRInCKa acontece entre os dias 22 e 25 de fevereiro, no Pavilhão Clube Recreativo Leões de Porto Salvo, em Oeiras.
Vai ter construções de cidades, comboios e muitos mais.

Este ano a mega exposição de LEGO em Oeiras vai ter construções feitas com seis milhões de peças. O evento está marcado para os dias 22, 23, 24 e 25 de fevereiro, no Pavilhão Clube Recreativo Leões de Porto Salvo e vai ter como foco a ecologia. 

E é mesmo para celebrar a luta a favor do ambiente que estará, nesta 5.ª edição da BRInCKa, um mosaico com 24 metros quadrados, feito com 100 mil peças com a imagem da ativista Greta Thunberg.

A exposição tem como objetivo alertar para a redução da pegada ecológica, uma vez que a LEGO assumiu o compromisso de que, até 2030, todos os seus produtos serão produzidos de forma sustentável, utilizando plástico ou polietileno verde proveniente do etanol da cana de açúcar. O set “A Casa da Árvore” da LEGO Ideas é exemplo deste tipo de produção e vai estar na exposição Oeiras BRInCKa 2020.

O próprio espaço do evento já está a funcionar de forma mais sustentável. O Pavilhão dos Leões de Porto Salvo tem um sistema de iluminação com tecnologia LED, utilização de energias renováveis para aquecimento das águas e tem a certificação de qualidade ISO 9001.

Um dos destaques da exposição é sempre a construção do mosaico gigante. Em 2016, a imagem foi de Cristiano Ronaldo, em 2018 o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, e este ano a imagem, que está a ser construída, é a de Greta Thunberg.

Em 2018 foi assim.

Nas construções temáticas vai poder ver uma mega cidade com mais de 60 metros quadrados com edifícios e arranha-céus, comboios em movimento, e muito mais; imitações de máquinas reais feitas; robots; a mesa com réplicas de viaturas; aeronaves e navios militares; a ferrovia, com réplicas perfeitas de comboios reais onde vários expositores se juntam para mostrar um diorama LEGO gigante, e réplicas de monumentos nacionais (como o Cristo-Rei) e internacionais.

Vai haver tempo ainda para as experiências interativas como as demonstrações des robots, máquinas e outras viaturas controladas remotamente.

Nos dias 22 e 23, a exposição está aberta entre as 10 e as 20 horas. Na segunda-feira, dia 24, o horário é do meio-dia às 20 horas. E no último dia, das 10 às 19 horas. Os bilhetes já estão à venda e vão dos 4€ aos 16€ (pacote familiar).

tags: Brincka 2020, Câmara Municipal de Oeiras, lego, oeiras

outros artigos de na cidade

mais histórias de Oeiras