na cidade

A Fábrica da Pólvora celebra 25 anos com oficinas e visitas para toda a família

Este fim de semana, 17 e 18 de junho, visite o espaço histórico e participe nas atividades criadas para assinalar a data.
Faz parte do património industrial do concelho.

A Fábrica da Pólvora é hoje um espaço cultural, de convívio, servindo como cenário a inúmeros eventos musicais, artísticos, infantis e desportivos ao longo de todo o ano. Mas nem sempre foi assim, já que esta segunda vida nasceu apenas há 25 anos, dado que antigamente, como o próprio nome indica, o espaço foi criado com outro propósito. O local que atualmente faz parte do património industrial do concelho de Oeiras, surgiu há vários séculos e foi determinante para a vida económica e social da região ao longo do tempo. 

A Fábrica da Pólvora fica no vale de Barcarena, local com água abundante e, por isso, um polo aglutinador da população da freguesia e zonas circundantes. De acordo com a Câmara Municipal de Oeiras, as primeiras referências à ocupação deste vale indicam a instalação de umas ferrarias, em 1487, para o fabrico de armas. Estas acabariam por encerrar no final do século XVII, depois de ali ter começado a funcionar a primeira oficina para o fabrico de pólvora negra, a partir dos anos 1618-19.

A oficina de pólvora foi-se adaptando e ajustando aos vários tipos de pólvoras, às novas maquinarias e às diversas fontes de energia, até ao seu encerramento já na segunda metade do século XX, mais especificamente em 1988. Sete anos depois, em 1995, o município de Oeiras adquire as instalações e, em 1998, decide transformá-las num complexo aberto a todos, vocacionado para atividades culturais e de lazer, que se mantém até hoje.

E é por isso que se celebra, agora, o 25.º aniversário da Fábrica da Pólvora, com o propósito com que foi aberta ao público, de forma a tornar-se num espaço agradável e de convívio entre família e amigos. “Do século XV ao XX demonstrou sempre capacidade de inovação, evolução e adaptação até à sua desativação em 1988. Em 1995 escreve-se um novo capítulo na sua história com a compra da fábrica pela Câmara Municipal de Oeiras que assume, dez anos após o seu encerramento, as rédeas deste espaço que renasce com uma função completamente diferente daquela para a qual foi originalmente pensada”, refere a autarquia.

A Fábrica da Pólvora de Barcarena é o exemplo perfeito de uma estrutura recuperada, reinventada, expandida e resignificada que, sem perder a mística da história que as suas paredes contam e permitindo que a memória de tempos passados continue presente, acolhe agora novos usos e atividades que lhe dão uma nova vida.

“Integrados na área da antiga Fábrica da Pólvora de Barcarena, os jardins e o parque urbano conferem um carácter idílico aos diferentes espaços deste antigo complexo industrial”, garante a Câmara Municipal, que aconselha a visita ao Jardim da Caldeira dos Engenhos, ao Jardim das Oliveiras, à Praça do Sol, ao Pátio do Enxugo, ao Edifício das Oficinas a Vapor e ao Edifício das Galgas. 

A Fábrica de antes deu lugar, a 17 de junho de 1998, a um museu ao ar livre, a um complexo com diferentes serviços vocacionados para atividades culturais, de lazer e divertimento, “que se tornaram abrigo das memórias passadas e das muitas e muitas memórias futuras”, afirma o município, que deixa o convite: “A Fábrica da Pólvora perigosa, restrita, séria, local de trabalho, deu lugar a uma Fábrica segura, aberta a todos, livre, divertida, inclusiva, ousada e moderna que comemora agora 25 anos e convida todos a participar na festa”. 

Para isso foi criada uma programação recheada de atividades para toda a família ao longo deste fim de semana, dias 17 e 18 de junho. Tome nota de tudo o que vai acontecer e aproveite para conhecer melhor este espaço emblemático do concelho de Oeiras. 

17 de junho (sábado)

10h30 — Oficina “A Fábrica em 25 histórias ilustradas”. Para miúdos dos quatro aos dez anos. 

10h30 — Ioga em família. Para maiores de nove anos.

11 horas — Visita “25 anos da Fábrica da Pólvora”. Para maiores de 12 anos. 

15 horas — Oficina e teatro “À descoberta da Pólvora Negra”. Para miúdos dos quatro aos 12 anos. 

15 horas — Visita guiada “25 anos de um património recuperado”. Para maiores de 12 anos. 

17 horas — Aniversário do Grupo de Amigos do Museu da Fábrica da Pólvora. Para maiores de 12 anos. 

17 e 18 de junho (sábado e domingo)

11 às 17 horas — Visita livre a três edifícios: Edifício das Galgas, Central Hidroelétrica e Centrais Diesel. 

Na noite de 17 para 18 de junho vai decorrer também a iniciativa “Uma noite no museu”, onde os participantes jantam, ceiam, dormem e tomam o pequeno-almoço na Fábrica. Esta é uma atividade destinada aos mais novos, entre os oito e os 12 anos, que devem estar acompanhados por um adulto. Para mais informações pode contactar o email fabricadapolvora@nulloeiras.pt ou o número de telefone 210 977 422. 

Nas próximas semanas vai também poder aproveitar o espaço da Fábrica da Pólvora com grandes eventos que por lá vão acontecer. Os mais próximos são as Festas de Barcarena, entre os dias 23 e 25 de junho e o Festival Sete Sóis Sete Luas, que começa já a 24 de junho. 

Há também aulas de ioga em que pode participar às terças-feiras às 12h45, às quintas-feiras às 12h45 e 19h15 e aos sábados e domingos às 17h30. Para informações e inscrições pode contactar o número 919 132 843 ou o email sofiajorgeyoga@nullgmail.com. 

Com o calor que se vai fazer sentir no fim de semana, se quiser levar um outfit fresco e, ao mesmo tempo, elegante, para um passeio pela Fábrica da Pólvora, talvez encontre o modelo ideal entre as peças de uma das mais recentes coleções da marca oeirense Vintage Bazaar. Carregue na galeria para conhecê-las.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA