na cidade

A biblioteca com sons da natureza para ouvir em casa — e acabar com o stress

Com este novo serviço da BBC, já pode ouvir mais de 33 mil sons diferentes e viajar pelo mundo fora sem sair do computador ou sofá.
As florestas chegam até si com esta nova experiência virtual

Soundscapes for Wellbeing” compila num só local mais de 33 mil sons de todo o mundo, sendo que, destes, 17 mil são sons da natureza. Nesta biblioteca pode encontrar a primeira gravação da natureza feita num cilindro fonográfico e também o encontro entre David Attenborough e um gorila-das-montanhas. 

Com esta nova oferta da BBC, que decidiu assim disponibilizar a sua histórica biblioteca de sons. pode-se escapar tanto para o meio da selva, como para o meio dos mais frios glaciares. Escolhas não faltam e destinos também não. Existem sons desde 1889 até aos dias de hoje — até pode criar o seu próprio mix.

O título “Soundscapes for Wellbeing” (“Paisagens Sonoras para o Bem-estar”) está ligado a diferentes estudos que comprovam que estes sons são benéficos para a saúde mental de quem os ouve. Na verdade, a Universidade de Waterloo, no Canadá, mostrou que as pessoas que passam tempo num “bosque virtual” mostram níveis reduzidos de stress e uma maior felicidade e relaxamento.

Rebecca Sandiford, Executiva do Comissionamento de Música da BBC, afirma que esta nova plataforma é “uma colaboração que envolve equipas por toda a BBC, oferecendo maneiras imaginativas do público em casa imergir no mundo natural — algo que todos precisam atualmente.” Este novo projeto também ajudará equipas de cientistas a perceber melhor os benefícios de experiências digitais da natureza na vida das pessoas.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA