É já este domingo, 15 de setembro, que vai acontecer a 43.ª edição da Corrida do Tejo. O percurso de 10 quilómetros faz-se junto à orla marítima do concelho de Oeiras, ao longo da Avenida Marginal, com partida em Algés (junto à estação da CP) e chegada à Praia da Torre.
Sob o lema “Leva Oeiras Contigo”, esta é uma das provas de corrida de estrada mais antigas do panorama nacional (realiza-se desde 1981) e uma das mais emblemáticas do município. Este ano, as vagas voltaram a esgotar, o que significa que a corrida vai contar com oito mil participantes.
O objetivo da iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Oeiras, é incentivar a prática desportiva, através da corrida, e promover estilos de vida ativos e saudáveis. Com a certeza de que o “desporto é para todos”, o município garante que esta é uma prova estruturada para que qualquer pessoa, em idade adulta, independentemente da sua capacidade, possa participar.
Marcada para o período da manhã, a realização da corrida terá a partida faseada, com uma largada às nove horas e outra às dez horas. Por esse motivo, a Avenida Marginal estará cortada ao trânsito, em ambos os sentidos entre Algés e Oeiras, durante várias horas. Os constrangimentos acontecem apenas no domingo, 15 de setembro.
Tome nota das estradas que estarão cortadas, de forma a encontrar caminhos alternativos. A partir das seis horas desta sexta-feira, 13 de setembro, irá proceder-se ao encerramento da Estrada da Medrosa (zona de estacionamento) e será cortado o trânsito entre a rotunda de Carcavelos e o Alto da Barra (saída Estrada da Medrosa e saída INATEL Oeiras), assim como o trânsito entre Algés e o cruzamento da Lusalite (Cruz-Quebrada).
Às 7h30, será também cortado o trânsito entre o cruzamento da Lusalite (Cruz Quebrada) e o Alto da Barra e vai encerrar-se o acesso à Avenida Marginal pela variante EN6-3 (Alto da Boa Viagem). A hora prevista para reabertura de circulação automóvel nestas zonas é a partir das 13h30. “Apelamos à compreensão e colaboração de todos no cumprimento das normas de circulação. Seja prudente e respeite as indicações da PSP ou dos elementos da organização presentes”, aconselha o Município de Oeiras.
Para os atletas, a Corrida do Tejo irá assegurar o serviço de transfers entre a área de chegada e a estação da CP de Oeiras. O shuttle encontra-se junto à Nova SBE, antes da rotunda da Torre, e irá funcionar entre as 9h30 e as 13 horas.