9 novidades que chegaram ao concelho de Oeiras no mês de julho

São novos restaurantes, lojas e exposições que talvez lhe tenham escapado e que vale a pena conhecer. A NiO conta-lhe tudo.
Casa de Campo abriu no início de julho, em Oeiras.

O mês de julho, em Oeiras, esteve longe de fazer parte da chamada silly season. Entre festivais de música, eventos de gastronomia, exposições de arte, atividades de praia e desportivas, abertura de novos restaurantes e lojas, muito aconteceu no concelho. A NiO esteve em cima do acontecimento para que não lhe escape nada e possa ficar a par das novidades do lifestyle oeirense. 

No início de julho fomos conhecer um atelier em Caxias onde se produzem peças de cerâmica inspiradas no mar. Falamos do espaço da marca The Clay Label, fundada por Marta Botelho, que de uma oficina para trabalhar, criou também uma loja e um local para realizar workshops. A natureza é a grande inspiração da ceramista e as cores neutras conferem às peças a tranquilidade que a mesma lhe passa. Com preços para todos os bolsos estão à venda chávenas, jarras, candeeiros e a imagem de marca da The Clay Label: os ouriços do mar. 

Também com peças de cerâmica, arte e artesanato de vários artistas e artesãos portugueses, abriu a Casa de Campo. A loja inaugurou no dia 1 de julho, sexta-feira, em pleno centro histórico de Oeiras, fazendo parte da nova vida do comércio de rua naquela zona. Desde peças utilitárias a decorativas, ali encontra de tudo para a casa como artigos para a cozinha, até elementos decorativos para outras divisões e jardim. 

No dia 6 de julho, quarta-feira, abriu em Porto Salvo um novo restaurante de sushi. No Niwa Sushi Bar vai encontrar peças com vários tipos de peixe, desde os mais tradicionais como salmão e atum, mas também corvina, pregado, dourada, robalo, polvo, entre outros. Todos os dias há diferentes sugestões do chef, com especialidades que vão surpreendê-lo. 

Fomos também conhecer a Chefa, um espaço de comida pronta, que está a mudar o conceito para se tornar num restaurante onde as pessoas se sintam bem para comer ali (não só para take-away). Tem uma nova esplanada, mesmo em frente a uma das entradas do Parque dos Poetas, e lançou uma carta fixa com muitas das especialidades que têm vindo a conquistar os paladares oeirenses. 

Soufflés, empadões, caril, bacalhau feito de várias formas, entre outras iguarias são algumas das propostas. “Comida de casa” é a assinatura deste espaço onde encontra tudo o que precisa para um refeição memorável, do início ao fim.

No final de julho, conhecemos a Divina Pizza, um novo restaurante que abriu em Porto Salvo onde, a cada duas semanas, há novas sugestões do chef para provar. As pizzas e as pastas são as protagonistas do espaço que, com uma sala ampla, é ótimo para jantares de grupo.

Julho foi também o mês em que o restaurante Boom Bao apresentou novos pratos, entre baos, petiscos, acompanhamentos e bebidas, que vão surpreendê-lo pela originalidade dos sabores. Excelentes opções para partilhar com os amigos, num final de tarde de verão. 

Apesar de sabermos que as novidades gastronómicas são de grande interesse para os leitores, a NiO partilha também as novidades culturais, nomeadamente três exposições que abriram as portas no último mês e são um ótimo programa para fazer sozinho ou acompanhado. “Raízes” inaugurou no início de julho, no Taguspark. Uma exposição de pintura de Emma Santos, onde a natureza e a mulher são as grandes inspirações. Pode visitá-la até 27 de agosto, sábado. A entrada é livre.

A 13 de julho, quarta-feira, inaugurou no Tempo da Poesia, no Parque dos Poetas, a mostra “Gente de Palavras“, do artista Daniel Dias, onde os retratos dos poetas se desenham com os próprios poemas. Tem mais de duas dezenas de retratos por descobrir naquele espaço. Pode fazê-lo até 3 de setembro, domingo. A entrada também é gratuita.

Se estiver com vontade de conhecer uma exposição mais ousada, vá até ao Palácio Anjos, em Algés, onde encontrará “Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino”. A mostra, que reúne diversas obras de artistas nacionais e internacionais, pretende acabar com os tabus relacionados com o tema.

Carregue nas setas, no início ou no fim do texto, para conhecer melhor cada uma destas novidades que pode, e deve, ir conhecer em agosto. 

 
9 novidades que chegaram ao concelho de Oeiras no mês de julho

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA