na cidade

24 atividades gratuitas para fazer este fim de semana no concelho de Oeiras

Vão ser dois dias em grande, com muito a acontecer. Aceite uma (ou várias) das nossas sugestões para ir com família e amigos.
Será o último Out Jazz do ano. Imagem: Município.

Este será um fim de semana em cheio no concelho de Oeiras. Pegue na agenda e marque tudo o que vai acontecer, pois o planeamento vai ser essencial se quiser participar em diferentes eventos e atividades. A NiO reuniu algumas das iniciativas marcadas e pensadas para toda a família, desde concertos, a exposições, atividades desportivas, espetáculos, workshops e muito mais. 

Pode começar já esta sexta-feira, 23 de setembro, a aquecer para o fim de semana e entrar num espírito festivo, pois arrancam as Festas de Queijas, com um concerto de Ruth Marlene às 22 horas. 

Um dos eventos que vai marcar este fim de semana é, sem dúvida, o Festival Internacional de Balões de Ar Quente. Agendado para sábado, dia 24 de setembro, ganhou um dia extra e vai realizar-se também no domingo, dia 25 de setembro, acompanhado pela festa de fim de verão, promovida pelo Município de Oeiras, com música, animação e street food no local. Serão realizados voos cativos e à noite pode assistir ao espetáculo Night Glow. 

Conheça as nossas sugestões sobre o que vai poder ver, visitar ou experimentar neste fim de semana. 

Sábado

8 às 22 horasFestival Internacional de Balões de Ar Quente, na Quinta de Cima do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras. E “Festa de fim de verão”, no mesmo espaço, promovida pelo Município.

9 às 19 horas — Exposição de pintura “Contrast”, do artista contemporâneo Durães-West, no Núcleo Central do Taguspark.

9 às 23 horas — Exposição World Press Photo no Parque dos Poetas. 

9 às 23 horas — Exposição “+Mulher“, na Fábrica da Pólvora em Barcarena. 

10 horas — Aula de chi kung, no Parque Urbano de Miraflores, no âmbito do programa “Equilibra-te”, promovido pelo Município, com o objetivo de incentivar a prática de atividade física em grupo. 

10 às 12 horas —  AnimÀrua, iniciativa que todos os sábados de manhã leva atividades a 11 pontos do concelho.

10 às 12 horas — Café Memória de Oeiras, numa sessão que irá celebrar o outono com atividades manuais, onde o mote serão as boas lembranças do frio que se aproxima, na Rua Margarida Palla, 23A, em Algés.

10 às 17 horas — Mostra “Reflexos”, de João Fazenda, a partir das obras de Neves de Sousa, na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras.

10 às 17 horas — Exposição “Insetos em Ordem”, no Edifício 51 da Fábrica da Pólvora, em Barcarena.

10 às 18 horas — Mais uma edição da Festa Animal, desta vez em Porto Salvo, junto ao Mercado Municipal.

10 às 20 horas — “EnCOTRIM de Culturas” na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras.

11 horas — Visita orientada “O Castro pré-histórico de Leceia — Vestígios da ancestralidade de Oeiras”, no âmbito das Jornadas Europeias do Património. Inscrição através do email udp@nulloeiras.pt.

14h30 — Visita orientada “A Fábrica da Pólvora de Barcarena — um circuito pelo fabrico da pólvora negra”, no âmbito das Jornadas Europeias do Património. Inscrição em udp@nulloeiras.pt.

15 às 19 horasAtividades desportivas ao ar livre no Complexo Nacional Desportivo do Jamor, como stand-up paddle, orientação pedestre e, ainda, a participação dos Jogos de Oeiras, no âmbito das comemorações da Semana Europeia do Desporto.

15h30Espetáculo de marionetas “Com 3 novelos — O Mundo dá muitas voltas”, desenvolvida por A Bolha — Teatro com Marionetas, na Biblioteca Municipal de Algés, para famílias com miúdos a partir dos seis anos.

15h30Oficina artística “O Menino, o Anel e o Mar”, desenvolvida por Baileia, um projeto que estimula a arte na infância, na Biblioteca Municipal de Carnaxide, para famílias com miúdos a partir dos quatro anos.

15h30 às 17h30Workshop de fotografia com o fotojornalista José Carlos Carvalho, sobre “Covid-19, um tema universal”, uma atividade paralela à exposição World Press Photo, no Parque dos Poetas.

15h30 às 18 horas — “Há jogos de mesa na vila de Oeiras”, no Largo 5 de Outubro, no centro histórico da vila.

20 às 22 horas — “Night Glow”, um espetáculo de luz, cor e som, inserido no Festival de Balões de Ar Quente, com as chamas dos queimadores dos coloridos balões a serem libertadas ao ritmo da música.

21h30 — Concerto “Uma rosa na escuridão”, projeto musical que cruza a poesia de Mário Sá Carneiro e Stéphane Mallarmé, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide.

22 horas — Concerto da cantora Tanya, inserido nas Festas de Queijas.

Domingo

8 às 22 horas — Festival Internacional de Balões de Ar Quente, na Quinta de Cima do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, que ganhou um dia extra. E “Festa de fim de verão”, no mesmo espaço, promovida pelo Município.

9 às 23 horas — Exposição “+Mulher“, na Fábrica da Pólvora em Barcarena. 

9 às 23 horas — Exposição World Press Photo no Parque dos Poetas. 

10 às 17 horas — Exposição “Insetos em Ordem”, no Edifício 51 da Fábrica da Pólvora, em Barcarena.

11 às 19 horas — Feira de Rua e Exposição de Arte em Nova Oeiras, no Átrio Comercial, com música e animações para os miúdos.

14h30 — Visita orientada “Pelas memórias saloias de Oeiras — as lavadeiras da ribeira da Laje”, no âmbito das Jornadas Europeias do Património. Inscrição em udp@nulloeiras.pt.

17 às 21 horas — Sombersby Outjazz, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, o último deste ano. Tocam Desidério Lázaro Quarteto e Señor Pelota.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA