na cidade

24 atividades gratuitas para fazer este fim de semana no concelho de Oeiras

Mercados de rua, atividades desportivas e infantis, iniciativas culturais e musicais, o difícil é escolher entre tantas opções.
Participe numa das aulas gratuitas. Foto: CMO

Maio é o Mês da Juventude em Oeiras e o município preparou diversas atividades para celebrar os jovens do concelho. A primeira acontece já este sábado, 6 de maio. Trata-se da “Oeiras Sunset Party”, que vai decorrer no Jardim do Palácio do Marquês de Pombal (no terraço das merendas), das 16 às 23 horas. O evento conta com a participação de vários artistas musicais, promovendo o acesso à cultura e o apoio a causas solidárias, entre elas, a Associação Thirst Project.

Este é também um fim de semana dedicado ao Dia da Mãe, que acontece no domingo, 7 de maio (está a par das ideias de presentes que a NiO partilhou?), mas na véspera, a data será celebrada em grande nos mercados municipais do concelho. Neste sábado, 6 de maio, a partir das 11 horas, leve a sua mãe aos Mercados Municipais de Oeiras, Algés, Paço de Arcos e Porto Salvo, consoante o que ficar mais perto de casa, e assista ou participe nas iniciativas programadas, que passam pela poesia, aulas de dança, música e muita animação.

A associação cultural Cantiga d’Alba estará no Mercado de Algés, com “Poesia entre Sons — Espetáculo de sonoplastia” com leitura de poemas para as mães. No Mercado de Oeiras, a associação cultural Luchapa irá promover a sua habitual iniciativa “A cultura vai ao mercado”, com dissertação de poemas e música para as mães.

No Mercado de Porto Salvo, a associação cultural Matraca terá um conjunto de performers e atores que vão circular pelo mercado captando os movimentos dos fregueses e animando o público. A Matraca irá também marcar presença no Mercado de Paço de Arcos com aulas de dança para mães e filhos. 

Saiba também que, caso queira ir à praia, aproveitar o sol e o bom tempo (ainda que as temperaturas não passem dos 23, 24 graus), pode ir descansado, a saber que todas as praias do concelho de Oeiras têm já vigilância durante os fins de semana de maio, até à abertura da época balnear (a 1 de junho), para maior segurança dos banhistas. Ao longo do fim de semana tem também vários mercados de rua para visitar. 

Fique a par de tudo o que pode fazer, visitar, experimentar ou conhecer este fim de semana no concelho de Oeiras.

Sábado

Todo o dia — Exposição “Oeiras pela sua saúde” no Passeio Marítimo junto à praia de Santo Amaro de Oeiras.

9h30 às 10h30 — Aula de ioga na Praia da Torre, no âmbito do programa “Equilibra-te”, promovido pelo município. Deverá levar roupa confortável e um tapete de fitness.

9h30 às 10h30 — Aula de chi kung no Parque dos Poetas (fase II), no âmbito do programa “Equilibra-te”, promovido pelo município. Deverá levar roupa confortável e um tapete de fitness.

9h30 às 10h30 — Aula de body balance no Centro Desportivo Nacional do Jamor, no âmbito do programa “Equilibra-te”, promovido pelo município. Deverá levar roupa confortável e um tapete de fitness.

9h30 às 17 horas — Percursos Botânicos na Serra de Carnaxide, no âmbito do programa Agenda da Natureza do município. Este PlanBlitz, orientado pela Biodiversity4All, é composto por quatro percursos, onde se irá fazer a identificação e registo do maior número de espécies com o apoio de especialistas. A participação é limitada a 20 pessoas. Pode inscrever-se através do número 210 977 459 ou email dga@nulloeiras.pt.

9h30 às 18 horas — Feira de Artesanato de Paço de Arcos, no Mercado Municipal de Paço de Arcos e Praceta Dionísio Matias.

10 às 18 horas — Feira de Artesanato da SIMPS, no Parque Manuel Pereira Coentro, em Porto Salvo.

10 às 19 horas — Mercado da Linha, no Jardim de Algés, junto à Caravela d’Ouro, com moda, bijuteria, artesanato e produtos gourmet.

10h30 — Oficina “Fábrica de histórias Ilustradas”, na Fábrica da Pólvora, em Barcarena, onde os miúdos vão poder ilustrar pequenas histórias da Fábrica com carimbos, recortes e colagens. Para informações e inscrições pode contactar o número 210 977 422 ou o email fabricadapolvora@nulloeiras.pt.

11 horas (a partir de) — Dia da Mãe no Mercado, nos mercados municipais de Oeiras, Algés, Paço de Arcos e Porto Salvo, com uma programação recheada de poesia, aulas de dança, música e animação.

15 horas — Oficina “Mãos de Mestre”, destinada a miúdos a partir dos seis anos, acompanhados por um adulto, onde vão poder aprender as bases de construção de um instrumento musical, no âmbito da exposição “Mãos de Mestre — Mestre Gilberto Grácio, O Legado de Um Guitarreiro”, no Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras. 

15 horas — Visita guiada à Capela de Nossa Senhora da Conceição e de Santo Amaro de Oeiras, por José Meco, no âmbito da iniciativa Dias do Património, promovida pelo município.

15 horas — Curso de primavera “Vade Retro! Possessões e exorcismos, da antiguidade à atualidade”, na Livraria Municipal Verney. Neste dia o tema será “Os demónios na arte portuguesa”, por Maria Adelina Amorim. Para mais informações e inscrições, contacte o número 214 408 329 ou o email livraria.verney@nulloeiras.pt.

15h30 —  Workshop “Livro-Dragão” na Biblioteca Municipal de Algés, destinado a miúdos dos seis aos 12 anos, acompanhados por um adulto. Para mais informações e inscrições, contacte o número 210 977 480.

15h30 — Contos na Biblioteca Municipal de Oeiras, partilhados por contadores de histórias, para miúdos a partir dos quatro anos.

16 às 23 horas — Oeiras Sunset Party no Jardim do Palácio do Marquês de Pombal, a propósito do Mês da Juventude. 

Domingo 

Todo o dia — Exposição “Oeiras pela sua saúde” no Passeio Marítimo junto à praia de Santo Amaro de Oeiras.

10 horas — Aula de ioga na Marina de Oeiras, no âmbito do programa “Mexe-te na Marina”, promovida pela Oeiras Viva E.M. É aconselhado levar tapete de ginástica.

10 às 14 horas — Indie Market, nos Nirvana Studios em Barcarena, com produtos gastronómicos, arte e artesãos, livros, joalharia, antiguidades, exposições e diversas atividades.

10 às 19 horasFesta Animal na Quinta de Cima do Marquês de Pombal, em Oeiras. 

10 às 19 horas — Mercado da Linha, no Jardim de Algés, junto à Caravela d’Ouro, com moda, bijuteria, artesanato e produtos gourmet.

10h30 — Aula aberta de Chi Kung, no Centro Jovem, em Queluz de Baixo. A atividade insere-se na programação de abril, “Mês da saúde e bem-estar”, iniciativa desenvolvida pela Junta de Freguesia de Barcarena.

11 horas — Hora do conto na Livraria Gatafunho, em Oeiras.

16 horas — Concerto de primavera, com coral de Linda-a-Velha, no Palácio dos Aciprestes. O grupo coral de Linda-a-Velha é um conjunto de cantores que tem como objetivo difundir a música vocal na região, com um repertório variado.

17 horas — Concertos comentados “A música no tempo do Marquês de Pombal”, no Auditório Municipal Maestro César Batalha, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras.

17 às 21 horas — Festival Somersby Out Jazz no Parque dos Poetas. Neste dia atuam Leon Baldesberger´s Meersalz e Mr Bird. 

Caso prefira um programa mais caseiro, pode sempre aproveitar para pôr as séries em dia. Carregue na galeria para ficar a conhecer as novidades de maio nos canais de streaming. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA