na cidade

23 atividades gratuitas que vão animar o fim de semana no concelho de Oeiras

Mercados de rua, eventos desportivos, musicais, infantis e festas populares. Tome nota de tudo o que acontece nos próximos dias.
Será um fim de semana em grande. Foto: CMO

O primeiro fim de semana de outono traz bom tempo, temperaturas altas e sol a brilhar, boas razões para querer passá-lo ao ar livre. A boa notícia é que existem vários eventos marcados nos próximos dois dias, no concelho de Oeiras, em espaços que merecem uma visita, quer vá sozinho, com a família ou com amigos. 

Nesta sexta-feira, 22 de setembro, arrancam as Festas de Queijas em Honra de São Miguel Arcanjo. Neste domingo, 24 de setembro, a animação começa pelas 15 horas com a presença do programa da SIC, “Domingão”, que será transmitido a partir do recinto das festas, ao longo da tarde. 

Outro dos grandes destaques deste fim de semana é a 7.ª Regata Marquês de Pombal, composta por embarcações tradicionais do Tejo. A largada acontece pelas 11 horas, perto da Fundação Champalimaud, em Lisboa, e os barcos vão chegando à Marina de Oeiras entre as 12h30 e as 14h30. Poderá assistir a este espetáculo náutico, posicionando-se em algum local junto da orla ribeirinha como, por exemplo, os passeios marítimos de Caxias e Oeiras, ou mesmo a Marina de Oeiras, para poder também acompanhar a chegada das embarcações. 

Se gosta de mercados de rua, o difícil este fim de semana é escolher qual quer visitar. No sábado, 23 de setembro, pode passar pelo Oeiras Market ou pelo Mercado da Linha. No domingo, dia 24 de setembro, dê um salto ao Jamor com Arte ou ao Mercado no Parque. E, se é o tipo de pessoas que não dispensa a prática de exercício físico, há diversas atividades gratuitas em que pode participar ao longo do fim de semana, como aulas de dança e outras ligadas ao bem-estar. 

Saiba tudo o que vai poder fazer, assistir, participar e conhecer nos próximos dois dias.

Sábado 

9 às 19 horas — Exposição “All in my head” de Binau, no Núcleo Central do Taguspark.

9h30 às 16h30 — Oeiras Market no Largo 5 de Outubro, em Oeiras, em frente à Igreja Matriz.

9h30 às 10h30 — Aula de ioga no Complexo Desportivo Nacional do Jamor (no relvado junto ao tiro com arco), no âmbito do programa Equilibra-te, desenvolvido pelo Município de Oeiras. Sem necessidade de inscrição, é só aparecer.

9h30 às 10h30 — Aula de chi kung no Parque Urbano de Miraflores, no âmbito do programa Equilibra-te, desenvolvido pelo Município de Oeiras. Sem necessidade de inscrição, é só aparecer.

9h30 às 10h30 — Aula de pilates no anfiteatro do Palácio Anjos, no âmbito do programa Equilibra-te, desenvolvido pelo Município de Oeiras. Sem necessidade de inscrição, é só aparecer.

10 às 18 horas — Mercado da Linha, no Parque Urbano de Miraflores.

10h30 — Exposição e passeio de clássicos pelas ruas de Queijas (início no Santuário de Nossa Senhora da Rocha), no âmbito das Festas em Honra de São Miguel Arcanjo.

11 horas — Aula aberta de samba de gafieira pelo Espaço Baião, no Fórum Oeiras (Rua Dr. José da Cunha). A atividade está inserida na programação do AnimàRua, que acontece em vários espaços do concelho. Saiba quais são os outros locais por onde vão passar este sábado.

11 às 17 horas — Exposição “Espíritos da floresta”, com ilustrações de Susa Monteiro a partir de originais de Neves de Sousa, na Livraria-Galeria Municipal Verney.

12h30 e as 14h30 — 7.ª Regata do Marquês de Pombal que, depois de sair de Belém às 11 horas, irá chegar à Marina de Oeiras no horário indicado, podendo ser observada por todos aqueles que gostem deste tipo de eventos náuticos.

15h30 — “Passa a Palavra”: contos compartilhados por contadores de histórias, para animar pais, filhos, avós e netos, na Biblioteca Municipal de Carnaxide. Destina-se a miúdos a partir dos quatro anos, acompanhados por um adulto.

16 horas — Workshop de tango por Camila Dephim, na Livraria Municipal Verney, em Oeiras, no âmbito do “Encontro de Culturas”, este ano dedicado à Argentina.. É necessário inscrever-se através do número 214408329. 

17h15 — Aula de ioga na Fábrica da Pólvora. Inscrições através do número 919132843 ou email sofiajorgeyoga@nullgmail.com.

22 horas — Concerto de Chave d’Ouro, no âmbito das Festas de Queijas.

Domingo

9 às 18 horas — Mercado Jamor com Arte, no Parque Urbano do Jamor.

10 horas — Aula de Attack (combina movimentos de aeróbica com exercícios de força usando o peso corporal) na Marina de Oeiras, no âmbito do programa “Mexe-te na Marina’’, promovido pela empresa municipal Oeiras Viva. 

10 às 18 horas — Mercado da Linha, no Parque Urbano de Miraflores.

10h30 às 18h30 — Mercado no Parque, realizado no Parque dos Poetas, em Oeiras. 

11 horas — Concerto didático para pais e filhos: histórias de música e música com histórias, com solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras.

11 às 12 horas — Aula aberta de zumba, por GM 1.º Dezembro Queijas, no recinto das Festas de Queijas.

15 às 20 horas — “Domingão”, programa da SIC que acontece no recinto das Festas de Queijas.

16 às 19 horas — Dia do Microrganismo, com atividades para os miúdos na Praia da Torre, em Oeiras.

17 às 20 horas — Festival Somersby Out Jazz nos Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras. Neste dia tocam Suzie and the Boys e Nebur b2b Gorbera.

Pode aproveitar o fim de semana também para conhecer a nova loja da Gleba, no Oeiras Parque, caso ainda não tenha passado por lá. Carregue na galeria para conhecer o espaço e alguns dos produtos que poderá provar.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA